ann18043-pt-br — Anúncio

Novo show de planetário: Europa para as Estrelas

A história de meio século do ESO na exploração do céu austral

14 de Junho de 2018

O ESO orgulha-se de anunciar o lançamento de Europa para as Estrelas, um novo show de planetário open-source que conta a história da exploração do céu austral feita pelo ESO. Este filme leva os espectadores numa viagem épica pelos bastidores do observatório terrestre mais produtivo do mundo. Europa para as Estrelas fará parte do programa do Supernova do ESO a partir de sexta-feira, dia 22 de Junho, estando também disponível para download gratuito no website do ESO.

O mais recente show de planetário do ESO, Europa para as Estrelas, já se encontra disponível para download gratuito em formato fulldome. Mostrando curiosidade, coragem e perseverança cósmicas, o filme Europa para as Estrelas captura a história da aventura épica do ESO — uma história da descoberta dum Universo de mistérios profundos e segredos escondidos, assim como uma história de concepção, construção e operação dos telescópios terrestres mais poderosos do planeta. O filme leva os espectadores numa viagem de descoberta, focando-se nos aspectos essenciais de como funciona um observatório astronômico, ao mesmo tempo que oferece uma vista mais ampla da astronomia como ciência.

Trata-se do mais recente filme que se junta ao já grande conjunto de materiais para planetário, gratuitos e de alta qualidade, disponibliizados pelo ESO e produzidos por astrofotógrafos, artistas, técnicos e músicos mundialmente famosos. O conjunto de todo o material gratuito encontra-se disponível no website do Supernova do ESO, incluindo shows para planetário completos, quase 500 clips fulldome dos arquivos do ESO e da ESA/Hubble, panoramas de 360º, um novo arquivo de música com quase 500 músicas gratuitas, modelos tridimensionais, entre outros. O realizador deste novo filme e diretor do Departamento de Divulgação e Educação do ESO, Lars Lindberg Christensen, acrescenta “A coleção do ESO contribui para o sucesso continuado da comunidade de planetários de todo o mundo. Estamos muito orgulhosos em poder acrescentar o filme Europa para as Estrelas a esta coleção.”

O filme Europa para as Estrelas será exibido regularmente no planetário do Supernova do ESO a partir de sexta-feira, dia 22 de Junho de 2018. As exibições, que serão tanto em alemão como em inglês, são gratuitas durante 2018 e são dirigidas ao público em geral, incluindo crianças a partir dos 8 anos de idade. Neste link você pode encontrar mais informações sobre o espetáculo, assim como reservar bilhetes para as exibições. Recomendamos que reserve lugares com antecedência, podendo os bilhetes depois ser imprimidos no local. Consulte este link para ver todas as nossas atividades no Supernova do ESO e reservar bilhetes para qualquer evento futuro.

Mais Informações:

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, para além de uma exposição interativa, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computação, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação apadrinha novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de investigação e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Investigação (BMBF), a Fundação Alemã de Investigação (DFG) e a União Europeia.

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é de longe o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO tem 15 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça, para além do país de acolhimento, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronômica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferômetro do Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo, para além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está a construir o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Poster do filme "Europa para as Estrelas"