ann18065-pt-br — Anúncio

Dia de Portas Abertas do ESO 2018

13 de Setembro de 2018

No sábado dia 13 de outubro de 2018 o Observatório Europeu do Sul (ESO) abrirá as portas ao público entre as 11:00 e as 18:00 (hora local) da sua Sede em Garching bei München, na Alemanha. Este evento enquadra-se nas atividades do Dia de Portas Abertas que decorrerão no Campus de Garching, ocasião em que outras instituições locais abrirão também as suas portas ao público. O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO estará igualmente aberto nesse dia com o seu programa normal, o qual pode ser consultado neste link.

O ESO situa-se no número 39 deste mapa do campus de Garching. Neste link encontra-se informação de como chegar à Sede do ESO em Garching.

Alguns dos destaques do programa de 2018 são:

• Veja os edifícios da Sede do ESO participe em visitas guiadas pelo edifício de escritórios e edifício técnico, ambos com design inovador. Aprenda como é que o ESO cria estrelas artificiais e veja como são os espelhos protótipos do European Extremely Large Telescope, entre outros;
  • Visitas virtuais e 3D — embarque em viagens aos locais de observação do ESO e seus arredores, assim como aos seus instrumentos pioneiros;
  • Conexão ao vivo com Paranal e ALMA — conecte-se ao vivo aos nossos telescópios situados no deserto do Atacama, no Chile: o Very Large Telescope do ESO no Paranal e o ALMA, o maior projeto astronômico em existência, constituído por 66 antenas localizadas a 5000 metros de altitude no planalto do Chajnantor;
  • Shows de Planetário — assista a um dos nossos shows de planetário no Supernova do ESO (é necessário reservar com antecedência, queira por favor consultar o nosso calendário);
  • ESO Chile Chill — usufrua de momentos de relaxamento enquanto vê imagens incríveis dos nossos locais no Chile e ouve uma trilha sonora de arrepiar;
  • Palestras, podcasts e documentários — ouça, veja e aprenda mais sobre o ESO;
  • Pinturas faciais, fábrica de cometas, fotografias infravermelhas, estórias contadas e presentes para os pequenos — as crianças poderão se divertir pintando a cara com diversos motivos astronômicos, tais como estrelas, galáxias ou cometas. Poderão aprender a construir um cometa, tirar as suas fotografias em infravermelho, ao mesmo tempo que procuram figurinhas para completar seus álbuns e recebem pequenas lembranças pelas suas façanhas;
  • Observações solares — observe o Sol de forma segura através de um telescópio especial, se o tempo o permitir;
  • E muito mais...

É necessário reserva antecipada para os shows de planetário. Para todas as outras atividades é necessário reservar. Apareça simplesmente nas atividades em que estiver interessado/a. O ESO dispõe de um café onde são servidos pequenos lanches.

Os representantes dos meios de comunicação social que pretendam assistir ao evento devem confirmar a sua participação por email para osandu@partner.eso.org.

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

Herbert Zodet