ann19025-pt-br — Anúncio

Reservas para shows de planetário disponíveis até ao final de 2019

21 de Maio de 2019

A equipe do Supernova do ESO divulgou o calendário de shows de planetário até ao final de 2019. As pessoas interessadas em visitar o nosso centro nos próximos sete meses podem, desde já, reservar online as suas entradas para as sessões.

O coração do Supernova do ESO é um planetário digital que oferece aos seus espetadores uma experiência única através do uso de técnicas de visualização de vanguarda. Os filmes são projetados numa cúpula de 360º com 14 metros de diâmetro. A projeção digital muito nítida, assim como uma base de dados astronômica tridimensional garantem aos espetadores uma experiência única e completamente imersiva. Estas são apenas algumas das razões para assistir a um dos nossos shows de planetário.

Devido à procura cada vez maior das sessões de planetário por parte dos nossos visitantes, estas sessões podem agora ser reservadas até ao final do ano. Verifique online quais as sessões disponíveis (as sessões de planetário estão assinalados a azul; a língua encontra-se indicada por uma pequena bandeira) e faça a sua reserva selecionando a sessão pretendida e os lugares antes de pagar pelas reservas.

Os shows que estão disponíveis para reservas são:

• Europe to the Stars (Europa para as Estrelas) nos conta a história da astronomia terrestre europeia e do ESO, constituíndo um perfeito filme de introdução à nossa exposição permanente, The Living Universe (O Universo Vivo).
  • The Sun, Our Living Star (O Sol, a Nossa Estrela Viva) revela os segredos da central de energia do nosso planeta, a fonte de energia que comanda os ventos, o clima e toda a vida na Terra.
  • The Planets — Expedition into the Solar System (Os Planetas — Expedição pelo Sistema Solar) nos leva numa viagem para descobrir as maravilhas dos nossos vizinhos cósmicos através dos olhos de viajantes espaciais.
  • Kaluoka'hina — The Enchanted Reef (Kaluoka'hina — O Recife Encantado) é uma história de aventuras para toda a família, e especialmente para os mais novos, que será exibida no nosso centro apenas no mês de junho!
  • The Amazing Adventures of Rosetta and Philae (As Aventuras Fantásticas de Rosetta e Philae) é outro filme perfeito para toda a família, que convida os espetadores a se juntarem à sonda espacial Rosetta e a Philae para uma aventura fantástica ao cometa Chur.

Encontram-se disponíveis no nosso website informações sobre mais dos nossos shows para as várias faixas etárias.

Assine o nosso boletim para se manter a par dos novos shows que formos adicionando à nossa programação, assim como eventos especiais.

As entradas para o planetário têm um valor de 5€ por pessoa. Aconselhamos a que as entradas sejam compradas online com alguma antecedência, uma vez que os shows tendem a ficar esgotados rapidamente, especialmente nos fins de semana. Vale a pena, no entanto, verificar se existem entradas de  última hora, já que muitas vezes ainda há lugares, principalmente durante a semana. Mesmo que já não haja entradas disponíveis para o planetário, pode-se sempre vir nos visitar e ver a nossa exposição astronômica gratuitamente.

Se pretender nos visitar de quarta a sexta-feira com um grupo de mais de 20 pessoas, incluindo escolas, e não houver shows de planetário adequado no momento, envie-nos um email, pois é possível que possamos organizar uma sessão extra. As nossas horas de exibição são geralmente 10:00, 11:30, 14:00 e 15:30.

Mais informações

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de vanguarda para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro comporta o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, além de uma exposição interativa, partilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo encontra-se disponível em inglês e alemão e a entrada é gratuita, embora sujeita a marcação prévia. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO se encarrega de gerir e operar a infraestrutura.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações europeias financiadas a título privado sem fins lucrativos. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, pretendendo aumentar o gosto por estas áreas. O empenhamento da Fundação começa no jardim de infância e estende-se pelas escolas, universidades e centros de investigação. A Fundação patrocina novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidada de descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi estabelecido em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS leva a cabo investigação de base no âmbito das ciências naturais, matemática e ciência de computadores, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de investigação vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os accionistas do HITS juntam-se na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de pesquisa e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e a União Europeia.

O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é de longe o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO tem 16 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça, além do país anfitrião, o Chile, e a Austrália, um parceiro estratégico. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e operação de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na pesquisa astronômica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope e o Interferômetro do Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo, além de dois telescópios de rastreio: o VISTA, que trabalha no infravermelho, e o VLT Survey Telescope, concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é também um parceiro principal em duas infraestruturas situadas no Chajnantor, o APEX e o ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. E no Cerro Armazones, próximo do Paranal, o ESO está construindo o Extremely Large Telescope (ELT) de 39 metros, que será “o maior olho do mundo virado para o céu”.

Id:ann19025