ann19029-pt-br — Anúncio

Sobre o crescente número de constelações de satélites

7 de Junho de 2019

Várias iniciativas em todo o mundo estão desenvolvendo constelações de satélites para serem colocadas em órbitas terrestres relativamente baixas, com o objetivo de fornecer serviços de comunicação, particularmente em áreas que podem ser mal servidas por outros meios. A atenção recente sobre este assunto por parte do público e dos meios de comunicação social apontou para os possíveis impactos na astronomia destas constelações, que podem eventualmente atingir números da ordem das dezenas de milhares de satélites individuais.

Os 16 países membros do ESO, assim como outros Estados e organizações em todo o mundo, estão investindo substancialmente na construção e operação de instalações terrestres para conduzir pesquisas científicas básicas para o avanço do conhecimento para a humanidade. As excelentes condições do céu necessárias para o desempenho ideal destas infraestruturas podem ser afetadas pela passagem de satélites brilhantes através do campo de visão dos telescópios. O ESO e outros observatórios estão revendo estratégias de observação para minimizar os efeitos das constelações de satélites em observações astronômicas.

O ESO concorda com as declarações feitas pela União Astronômica Internacional e apoia as organizações que consultam especialistas da comunidade astronômica ao planejar constelações de satélites para uso em órbita baixa da Terra, o que pode interferir com observações astronômicas. O ESO discutiu esta questão com o Conselho Consultivo de seus países membros e está pronto para trabalhar com autoridades nacionais e internacionais relevantes, de modo a estudar e mitigar os impactos das constelações de satélites. O ESO apoia o desenvolvimento de estruturas reguladoras que, em última análise, garantam a coexistência harmoniosa de avanços tecnológicos altamente promissores em órbitas baixas da Terra com as condições que permitam que a Humanidade continue a sua observação e estudo do Universo.

Links

Contatos

Andrew Williams
ESO External Relations Officer
Office of the Director General
Tel: +49 89 320 062 78
Email: awilliam@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19029

Imagens

Clarão no Paranal
Clarão no Paranal