ann19031-pt-br — Anúncio

Experiências durante o eclipse total do Sol em La Silla

10 de Junho de 2019

Em 2 de julho de 2019, um eclipse solar total será visível a partir do Observatório La Silla do ESO no Chile. Para celebrar este raro evento astronômico, La Silla abrirá suas portas para 1000 visitantes. O pessoal que trabalha regularmente no observatório também permanecerão no local para fazer observações astronômicas e esses grupos de astrônomos aproveitarão a excelente localização do La Silla e os equipamentos existentes de maneiras inovadoras, aproveitando a rara oportunidade representada pelo eclipse.

O ESO aceitou sete propostas de observações astronômicas para fins científicos ou de divulgação científica durante o eclipse. Alguns dos grupos estão usando telescópios preexistentes em La Silla, incluindo o NTT, ExTrA, TAROT e REM, enquanto outros irão construir instalações temporárias, beneficiando-se da infraestrutura e recursos de La Silla.

Há uma longa história de uso de eclipses para observações científicas, incluindo a pesquisa inicial sobre a atmosfera do Sol e a famosa confirmação da Relatividade Geral em 1919 por Eddington. No entanto, é muito raro um eclipse total passar por um observatório existente com grandes telescópios - de fato, nos últimos cinquenta anos houve apenas duas oportunidades: em 1961, no L'Observatoire de Haute-Provence, na França, e em 1991, em Mauna Kea, no Havaí.

Durante este eclipse os cientistas observarão uma variedade de fenômenos, desde ciência clássica de eclipses, como observar a atmosfera solar e testar a Relatividade Geral, até propostas mais incomuns, como uma colaboração com a ESA para observar a exosfera de Mercúrio em preparação para a missão BepiColombo.

Nome do Grupo
Instituções Parceiras
Objetivo Principal
CesaR ESA/ESAC Observações científicas da atmosfera solar e da ionosfera terrestre, além de observações gerais para divulgação e educação.
ExTrA IPAG Teste do telescópio ExTrA em um tipo de trânsito muito incomum.
OPC NTT Institut d'Astrophysique de Paris–CNRS and Sorbonne Universities Medições espectrográficas da coroa solar com o NTT, assim como obtenção de imagens rápidas da coroa com um telescópio pequeno. As observações do NTT irão melhorar as que foram feitas em 1991 em Mauna Kea, no Havaí.
PACA_SolPol19 Space Science Institute Medições da polarização linear da coroa solar e atividades de divulgação.
REM INAF Obter imagens do eclipse com o REM em vários comprimentos de onda e situações, que serão usadas para criar consciência dos telescópios italianos.
TAROT IRAP O TAROT tentará repetir a Experiência de Eddington, que testou as previsões da Relatividade Geral em 1919.

ESO Head of Outreach Initiatives