ann19036-pt-br — Anúncio

Guy Monnet, ex-Astrônomo do ESO e Chefe da Divisão de Instrumentação, recebe Medalha Tycho Brahe de 2019

20 de Junho de 2019

O ESO tem o prazer de anunciar que a Medalha Tycho Brahe deste ano foi atribuída ao Prof. Guy Monnet, um ex-astrônomo do ESO e Chefe da Divisão de Instrumentação. A medalha, concedida pela Sociedade Astronômica Europeia (EAS), reconhece “o desenvolvimento ou exploração de instrumentos europeus ou descobertas importantes baseadas essencialmente em tais instrumentos”.

O Prof. Monnet chegou ao ESO em 1995, tendo passado mais de 15 anos da sua carreira nesta organização, durante os quais contribuiu com muito do trabalho que é agora reconhecido neste prêmio. Esta medalha reconhece especificamente as suas contribuições fundamentais para a implementação da espectroscopia 3D em telescópios ópticos e infravermelhos e a sua liderança internacional em programas de instrumentação de grandes observatórios. Ambas as realizações são demonstradas pelo trabalho que ele fez no ESO; como o primeiro chefe da Divisão de Instrumentação, o Prof. Monnet supervisionou a conclusão da primeira geração de instrumentos para o Very Large Telescope (VLT), o maior e mais ambicioso programa de instrumentação de um observatório terrestre. O VLT tem também o maior número de Unidades de Campo Integral de todos os observatórios mundiais, devido essencialmente à influência do Prof. Monnet.

O Prof. Monnet também foi influente em vários outros aspectos da progressão do ESO. Ele apoiou muito o desenvolvimento da óptica adaptativa nas instalações do ESO, reconhecendo sua importância para o futuro da tecnologia astronômica. Apoiou também uma atualização do telescópio de 3,6 metros do ESO em La Silla, o que permitiu que o observatório continuasse operando e produzindo ciência de vanguarda.

As contribuições do Prof. Monnet foram essenciais não apenas para o sucesso do ESO, mas também para o progresso da astronomia em geral e merecem esta prestigiada honra.

O prêmio será entregue ao Prof. Monnet durante a Semana Europeia de Astronomia e Ciência Espacial, a ser realizada em Lyon, França, de 24 a 28 de junho de 2019.

Links

 

Contatos

Mariya Lyubenova
Head of ESO Media Relations Team
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6188
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann19036

Imagens

Guy Monnet
Guy Monnet