ann19058-pt-br — Anúncio

O que vem aí no Supernova do ESO

Veja o que o Supernova do ESO preparou para os seus visitantes para a primeira metade de 2020

12 de Novembro de 2019

Estão abertas as reservas para os shows de planetário do Supernova do ESO que acontecerão durante o primeiro semestre de 2020.

Se você está pensando em visitar o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO durante a primeira metade de 2020, já estão abertas as reservas online para todos os nossos shows padrão de planetário, que ocorrem de fevereiro a junho. Serão exibidos novos shows em 2020, mas estes serão anunciados separadamente à medida que forem sendo incluídos no programa. Assine o nosso boletim informativo para ser o primeiro a saber de novos shows e eventos especiais. O ingresso para o planetário custa 5 euros por pessoa e o ingresso para as visitas guiadas custam 8 euros por pessoa. Para os eventos públicos de final da tarde, consulte a nossa programação, pois os preços variam.

Em janeiro, o nosso centro estará fechado para manutenção e para podermos preparar as atividades de todo o ano que começa. Estaremos fechados ao públicos de 23 de dezembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020 (inclusive)e abriremos novamente ao público no sábado, 1º de fevereiro de 2020.

Assim que reabrirmos estarão disponíveis novas exibições na nossa exposição permanente, The Living Universe (O Universo Vivo). Destacamos, por exemplo, câmaras que lhe mostrarão como é o seu corpo em diferentes comprimentos de onda e a nossa bicicleta de relatividade foi atualizada para que você possa agora competir com os seus amigos para ver quem atinge a velocidade da luz mais depressa! As entradas na exposição são gratuitas, não necessitando de reserva antecipada.

Em 2020 o mundo celebra o 60º aniversário do laser. Com uma longa história, o primeiro laser funcional foi operado em 16 de maio de 1960 por Theodore H. Maiman. Os visitantes do nosso centro terão uma última oportunidade de visitar a exposição temporária Laser, Light, Life — From science fiction to high-tech photonics (Laser, Luz, Vida — Da ficção científica à fotônica de alta tecnologia). Concebida pela Faculdade de Física da Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU), esta exposição nos mostra a tecnologia laser desde os seus primórdios até aos dias de hoje, destacando as possibilidades visionárias das suas aplicações. A exposição permanecerá em exibição até 31 de maio de 2020 e pode ser visitada gratuitamente.

Os grupos escolares organizados continuam a poder usufruir do nosso programa educativo de forma gratuita. Aconselhamos os professores a ler a seguinte página para obter informações adicionais sobre como organizar as visitas escolares.

Mais informações

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é um centro de astronomia de ponta para o público e uma infraestrutura educativa, situado no mesmo local que a Sede do ESO em Garching bei München. O centro abriga o maior planetário inclinado da Alemanha, Áustria e Suíça, além de uma exposição interativa, compartilhando com os seus visitantes o fascinante mundo da astronomia e do ESO, no intuito de inspirar gerações futuras a apreciar e a compreender o Universo que nos rodeia. Todo o conteúdo se encontra disponível em inglês e alemão. A entrada para a exposição é gratuita e não requer reserva prévia. Para shows de planetário, visitas guiadas e outras atividades, os visitantes precisam reservar e pagar seus ingressos on-line. Para mais informações consulte o link: supernova.eso.org

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO é uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO se encarrega de gerir e operar a instalação.

O Supernova do ESO é apoiado financeiramente por: LOR Foundation, Evans & Sutherland, Sky-Skan e Energie-Wende-Garching.

A Klaus Tschira Stiftung (KTS) foi fundada em 1995 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e trata-se de uma das maiores fundações privadas sem fins lucrativos da Europa. A Fundação promove o avanço das ciências naturais, matemática e ciência da computação, e se esforça para aumentar o gosto por estas áreas. O compromisso da Fundação começa no jardim de infância e se estende pelas escolas, universidades e centros de pesquisa. A Fundação patrocina novos métodos de transferência de conhecimento científico e apoia tanto o desenvolvimento como a apresentação cuidadosa de descobertas científicas.

O Instituto Heidelberg de Estudos Teóricos (HITS gGmbH) foi criado em 2010 pelo físico e co-fundador Klaus Tschira (1940 - 2015) e a sua fundação, a Klaus Tschira Stiftung, como uma instituição privada sem fins lucrativos. O HITS realiza pesquisas básicas em ciências naturais, matemática e ciência da computação, com especial enfoque no processamento, estruturação e análise de grandes quantidades de dados. As áreas de pesquisa vão desde a biologia molecular à astrofísica. Os acionistas do HITS se juntam na HITS Siftung, uma subsidiária da Fundação Klaus Tschira, da Universidade de Heidelberg e do Instituto de Tecnologia Karlsruhe (KIT). O HITS coopera igualmente com outras universidades e institutos de pesquisa e com parceiros industriais. O financiamento base do HITS vem da HITS Stiftung com fundos recebidos da Fundação Klaus Tschira. As principais agências de financiamento externo são o Ministério Federal de Educação e Pesquisa (BMBF), a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG) e a União Europeia.

Id:ann19058