ann20010-pt-br — Anúncio

Medidas tomadas pelo ESO em relação à pandemia de COVID-19

9 de Março de 2020

Atualização (19 de junho de 2020):

Muitas das medidas implementadas pelo ESO nos últimos dois meses continuam sendo aplicadas.

No Chile, os funcionários de Vitacura continuam trabalhando remotamente. Todos os observatórios do ESO continuam no modo de segurança e nenhuma observação científica está ocorrendo. Existe um plano de aceleração para começar a executar operações científicas básicas com pessoal limitado nos locais, sempre que possível. Revisões são realizadas a cada duas semanas para avaliar regularmente se as condições no Chile permitem iniciar o plano de aceleração. Os astrônomos devem verificar as páginas científicas do ESO para atualizações e outras informações relevantes para a comunidade científica.

Na Alemanha, os funcionários começaram gradualmente a retornar à sede do ESO Garching. Atualmente, os funcionários que não estão em quarentena podem retornar voluntariamente ao escritório por períodos limitados. Por enquanto, nenhum visitante é permitido no local (exceto atividades operacionais críticas que não podem ser realizadas remotamente) e o Planetário e Centro de Visitantes do Supernova ESO Supernova permanece fechado.

Os planos de aceleração no Chile e na Alemanha estão sendo desenvolvidos e implementados de acordo com os regulamentos nacionais e sob diretrizes rígidas de saúde e segurança.

Atualização (25 de maio de 2020):

O ESO teve o primeiro caso confirmado de COVID-19 entre seus funcionários. Todas as medidas de segurança necessárias foram implementadas e os colegas foram informados.

Atualização (4 de maio de 2020):

De um modo geral, as medidas implementadas pelo ESO nas últimas semanas em resposta à pandemia do COVID-19 continuam em vigor por enquanto. Ao mesmo tempo, o ESO está intensificando os preparativos para acelerar as operações, começando por trazer uma quantidade muito limitada de funcionários de volta a Garching e a Vitacura. Esse aumento depende da evolução da pandemia na Alemanha e no Chile e está sendo realizado em conformidade com os regulamentos nacionais e com diretrizes rígidas de segurança nas instalações do ESO.

Atualização (9 de Abril de 2020):

O ESO decidiu prolongar até, pelo menos, 3 de maio as medidas implementadas como resposta à pandemia de COVID-19. A maioria do pessoal do ESO na Alemanha e no Chile continua em situação de teletrabalho e os observatórios permanecerão em modo seguro sem a realização de operações científicas. Todas as viagens de trabalho continuam canceladas, com exceção dos deslocamentos de e para os observatórios das equipes mínimas que garantem a segurança nos locais. Não são permitidos visitantes em nenhum dos locais do ESO, incluindo no Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, que permanece fechado ao público.

O ESO continua a monitorar de perto os desenvolvimentos relativos ao COVID-19 no Chile e na Alemanha e dispõe de um plano de continuidade capaz de acelerar as operações, assim que a situação o permitir.

Atualização (2 de Abril de 2020):

A transição de todos os observatórios do ESO para um estado de modo seguro ficou completa na semana passada e as observações científicas encontram-se agora paradas. Permanece em cada local uma equipe mínima de pessoal para garantir a segurança das infraestruturas e o bem-estar das pessoas que continuam a trabalhar em cada observatório.

Atualização (20 de Março de 2020):

Após os últimos desenvolvimentos do surto de COVID-19, o ESO decidiu cessar de forma gradual as operações científicas em todos os seus observatórios. A prioridade do ESO continua a ser o bem-estar e segurança dos seus funcionários, e reduzir o número de pessoas trabalhando no ParanalLa Silla e APEX constitui parte do esforço realizado neste sentido. Os observatórios estão em transição para um estado de modo seguro com uma equipe mínima no local que garanta a segurança das infraestruturas e do pessoal que aí permanece.

A administração do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro, decidiu também encerrar o seu observatório no planalto chileno do Chajnantor. O Observatório Conjunto ALMA anunciou o término das operações científicas e o encerramento do observatório ALMA até novas ordens.

Os astrônomos deverão consultar as páginas científicas do ESO onde será colocada informação relevante destinada à comunidade científica.

Atualização (16 de Março de 2020):

Devido aos desenvolvimentos recentes de COVID-19, o ESO decidiu implementar medidas adicionais para combater a pandemia. A nossa prioridade principal continua a ser a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários e do público. Após o cancelamento das visitas e atividades públicas e das limitações às viagens de serviço, os observatórios do ESO no Chile estão em transição para um modo restrito de operações, reduzindo o número de pessoas nos locais, ao mesmo tempo que se mantêm operações científicas básicas. Estamos agora numa fase de trabalho remoto para tantos funcionários quantos possíveis em Garching, na Alemanha, e em Santiago, no Chile.

Anúncio Original (9 de Março de 2020):

Uma vez que o COVID-19 continua a se propagar globalmente, o ESO está monitorando ativamente a situação e tomando medidas que garantam a segurança dos seus funcionários e do público. Estas medidas estão sendo tomadas como precaução: não existe nenhum caso confirmado de COVID-19 em nenhum local do ESO.

Na Alemanha, o ESO decidiu encerrar o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO durante o mês de março, para garantir a segurança tanto do seu pessoal como dos seus visitantes. As atividades públicas na Sede do ESO em Garching também estão canceladas, incluindo o Dia das Meninas, que estava planejado.

No Chile, onde se encontram os observatórios do ESO e os seus escritórios em Santiago, estão suspensas todas as visitas públicas aos Observatórios do ESO de La Silla e do Paranal, até aviso em contrário. As atividades públicas nos escritórios de Vitacura-Santiago também estão canceladas durante o mês de março, incluindo o Open House Day.

Além disso, o ESO está trabalhando para limitar as viagens de funcionários e visitantes, incluindo astrônomos visitantes. Estamos promovemos a participação remota em conferências internacionais e a limitação de viagens de trabalho, realizando-se apenas aquelas que sejam críticas em termos de missão e/ou tempo. Pedimos aos visitantes que entrem em contato com o ESO antes de viajarem para saberem se a sua visita ou evento ainda decorrerá e, em caso afirmativo, que medidas concretas serão especificamente adotadas.

O ESO continuará a implementar medidas em resposta à propagação global da doença sempre que tal se revele necessário, adotando uma atitude pragmática, flexivel e de bom senso. A situação será revista nas próximas semanas e serão dadas mais informações se estas medidas mudarem.

Pedimos a compreensão de todos aqueles que podem ser afetados por essas medidas. Estamos totalmente comprometidos em colocar o bem-estar e a segurança das pessoas em primeiro lugar.

ESO Chile Press Officer