Anúncio

Medidas tomadas pelo ESO em relação à pandemia de COVID-19

9 de Março de 2020

Atualização (06 de setembro de 2021):

Na sua Sede em Garching, o ESO deu início, esta semana, a uma nova fase de desconfinamento, com a equipe trabalhando parte do tempo no local. O Planetário e Centro de Visitantes do ESO Supernova permanece aberto e oferece shows de planetário, sob estritas medidas de saúde e segurança, de acordo com os regulamentos locais.

A atividade nos locais de observatório do ESO no Chile aumentou progressivamente nas últimas semanas. As observações científicas estão ocorrendo em Paranal, La Silla e APEX, embora com uma presença reduzida de funcionários nos locais. Em Vitacura, a maioria dos membros da equipe continua trabalhando remotamente parte do tempo.

Visitas do público e da mídia a todos os locais do ESO no Chile e ao prédio da sede do ESO em Garching ainda não são permitidas, exceto para atividades operacionalmente críticas.

Atualização (15 de junho de 2021):

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO em Garching, Alemanha, voltou a oferecer shows de planetário. Para mais informações e para reservar ingressos, consulte o comunicado de imprensa do ESO Supernova.

No Chile, em resposta à atual situação de pandemia, as operações dos observatórios do ESO no país foram reduzidas para diminuir a presença de pessoas nos locais. Com a capital Santiago novamente fechada, apenas as operações críticas estão sendo conduzidas no escritório do ESO em Vitacura e quase toda a equipe está trabalhando em casa.

Atualização (19 de maio de 2021):

À medida que a situação da pandemia melhora no Chile e na Alemanha, o ESO está tomando medidas para aumentar as operações em seus locais.

Em Garching, Alemanha, a área de exposição do Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO foi agora aberta ao público, com medidas específicas de saúde e segurança em vigor.

Nos locais no Chile, o ESO está gradualmente trazendo mais telescópios e instrumentos de volta à operação.

Atualização (27 de abril de 2021):

Em resposta à evolução da pandemia no Chile, as operações dos observatórios do ESO no país foram reduzidas ainda mais para diminuir o número de pessoas presentes nos locais. La Silla, Paranal e APEX estão temporariamente de volta às operações científicas mínimas, com alguns dos telescópios fazendo observações. O status no escritório da Vitacura permanece o mesmo desde a última atualização.

Em Garching, Alemanha, o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO permanecerá fechado nas próximas semanas. As atuais restrições de trabalho no local na sede do ESO permanecerão em vigor até o final de maio.

Atualização (30 de março de 2021):

Devido à evolução da pandemia no Chile, o ESO restringiu ainda mais o número de funcionários em seus observatórios (Paranal, APEX e La Silla); as observações científicas continuam com a maioria dos telescópios. No escritório da Vitacura em Santiago, apenas as operações críticas estão sendo conduzidas e quase todos os funcionários trabalham em casa.

Em Garching, Alemanha, o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO permanecerá fechado até meados de abril. As atuais restrições de trabalho no local na sede do ESO permanecerão em vigor até o final de abril.

Atualização (16 de março de 2021):

O observatório ALMA, do qual o ESO é parceiro, anunciou que as operações científicas no local deverão ser retomadas este mês. Para mais informações, consulte o anúncio publicado pelo Joint ALMA Observatory.

As medidas de segurança na sede do ESO na Alemanha foram estendidas em resposta ao desenvolvimento da pandemia no país. Os acordos de presença no local comunicados na última atualização irão agora durar até 11 de abril. O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO permanecerá fechado até, pelo, menos 21 de março.

No Chile, não há mudanças a relatar em Vitacura nem nos observatórios do ESO - Paranal, APEX e La Silla - que permanecem em modo de operação restrita.

Atualização (24 de fevereiro de 2021):

Em resposta ao desenvolvimento da pandemia na Alemanha e no Chile, o ESO estendeu os atuais acordos de presença no local em suas instalações.

Em Garching, Alemanha, o limite de ocupação no local foi aumentado para 30%, mas as salas de reuniões permanecem fechadas. A presença no local para atividades operacionalmente críticas continua a ser garantida em condições de segurança. O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO permanecerá fechado até, pelo menos, 7 de março.

No Chile, o limite de ocupação de 40% dos funcionários do escritório da Vitacura permanecerá, em vigor, até 28 de março. Os locais do observatório do ESO, Paranal, APEX e La Silla, permanecem em modo de operação restrita, conforme indicado na atualização de janeiro deste anúncio.

O observatório ALMA, do qual o ESO é parceiro, continua a trabalhar para colocar a matriz novamente online. Para obter mais informações, verifique o anúncio do COVID-19 no site do Joint ALMA Observatory.

Atualização (20 de janeiro de 2021):

As medidas de segurança implementadas nos locais do ESO em Garching e Vitacura em resposta ao desenvolvimento da pandemia foram estendidas até o final de fevereiro. Na sede na Alemanha, a maioria do pessoal do ESO que pode trabalhar em casa continuará a fazê-lo até 28 de fevereiro, enquanto o Planetário e Centro de Visitantes do Supernova ESO permanecerá fechado até pelo menos 14 de fevereiro. Em Vitacura, Chile, um máximo de 40% do pessoal é permitido no local em um determinado dia.

Os locais de observação do ESO, Paranal, APEX e La Silla, permanecem em um modo de 'operações restritas' com observações científicas sendo conduzidas.

O observatório ALMA, do qual o ESO é parceiro, está intensificando o seu plano para regressar às operações e espera retomar as observações científicas em março. A administração do ALMA também anunciou atualizações em sua convocatória de propostas de observação, que podem ser encontradas no site do Observatório ALMA.

Atualização (1° de dezembro de 2020):

As medidas de segurança implementadas na sede do ESO em Garching em resposta ao desenvolvimento da pandemia na Alemanha foram estendidas. A maioria dos funcionários do ESO na sede continuará trabalhando em casa até 10 de janeiro de 2021, enquanto o Planetário e Centro de Visitantes do Supernova ESO permanecerá fechado pelo menos até sexta-feira, 15 de janeiro.

No Chile, os observatórios Paranal, APEX e La Silla continuam a intensificar as operações científicas sob estritas medidas de segurança. Espera-se que os observatórios entrem em um modo de "operações científicas restritas", com mais observações científicas sendo conduzidas, no decorrer de dezembro.

Entretanto, a gestão do ALMA, da qual o ESO é parceiro, anunciou que o seu trabalho para reiniciar o array está a progredir bem e que as operações científicas regulares no ALMA não serão possíveis antes de março de 2021.

Atualização (3 de novembro de 2020):

Em sua sede em Garching, o ESO implementou esta semana uma série de medidas de segurança de acordo com as novas restrições da Alemanha para conter a disseminação do COVID-19. A maioria dos funcionários do ESO agora está trabalhando em casa e o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO está fechado. Essas medidas vão vigorar até o final de novembro.

No Chile, o desenvolvimento positivo da pandemia permitiu ao ESO continuar as operações científicas mínimas em La Silla, Paranal e APEX sob estritas medidas de segurança. No Paranal, todos os telescópios unitários do Very Large Telescope do ESO estão agora observando os céus, com quatro instrumentos (um em cada um dos telescópios unitários) fazendo observações científicas.

No entanto, as visitas do público e dos meios de comunicação aos observatórios do ESO continuam suspensas, sem que ocorram visitas pelo menos até ao final de dezembro. Em particular, nenhuma visita aos observatórios do ESO será possível em meados de dezembro, quando um eclipse solar total será visível no sul do Chile.

Atualização (21 de outubro de 2020):

As operações científicas mínimas agora foram reiniciadas no Observatório La Silla do ESO sob estritas medidas de saúde e segurança. No momento, apenas o instrumento EFOSC2 no New Technology Telescope do ESO está em operação e disponível para astrônomos observando remotamente.

Atualização (1° de outubro de 2020):

A gestão do Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é parceiro, anunciou hoje que iniciará o longo processo de reinicialização do array, com vistas à retomada das operações e, finalmente, das observações científicas no próximo ano. Para obter mais informações, consulte o anúncio do Joint ALMA Observatory.

Atualização (18 de setembro de 2020):

As operações científicas mínimas foram reiniciadas no Observatório Paranal do ESO sob estritas medidas de saúde e segurança. Para mais informações, leia nosso anúncio dedicado: As operações científicas foram reiniciadas no Paranal após uma pausa devido à pandemia.

Atualização (28 de agosto de 2020):

Após uma avaliação detalhada do desenvolvimento da pandemia e das restrições logísticas, técnicas e de segurança associadas a ele, o ESO concluiu que será capaz de restabelecer um nível mínimo de operações científicas em seus observatórios no Chile nas próximas semanas. Essas operações limitadas serão conduzidas sob estritas condições de saúde e segurança, para garantir a proteção de sua equipe em todos os momentos. As datas previstas para o reinício das operações científicas no âmbito deste esquema são 23 de setembro no Paranal e APEX. Ainda não é possível fornecer uma data estimada de reinício do La Silla, o que ocorreria em qualquer caso após o Paranal e o APEX. O ESO continuará a acompanhar de perto o desenvolvimento da pandemia no Chile e voltará ao modo de segurança atual se as considerações de saúde e segurança assim o exigirem. Para mais informações, consulte o anúncio à nossa comunidade de usuários de ciências: Operações de ciências mínimas serão retomadas no Paranal, APEX e La Silla.

Atualização (3 de agosto de 2020):

Na sua sede em Garching, o ESO iniciou na semana passada uma nova fase do seu plano de crescimento, com o pessoal trabalhando no local a tempo parcial e sob estritas medidas de saúde. O Planetário e Centro de Visitantes do ESO Supernova reabrirá para visitantes na quarta-feira, 5 de agosto, sob um plano de higiene abrangente para garantir a segurança de todos os visitantes e funcionários. As visitas ao edifício da sede do ESO em Garching ainda não são permitidas, exceto para atividades operacionalmente críticas.

No Chile, as medidas implementadas anteriormente continuam em vigor. O canteiro de obras do ELT permanece fechado. A equipe do ESO em Vitacura está trabalhando remotamente e todos os observatórios do ESO estão em modo de segurança, sem a realização de observações científicas. Avaliamos regularmente a situação no Chile para determinar quando será possível reiniciar as observações científicas.

Os astrônomos devem verificar as páginas de ciências do ESO para atualizações e outras informações relevantes para a comunidade científica.

Atualização (24 de junho de 2020):

Após a confirmação de sete casos positivos entre os membros de sua equipe de construção e o desenvolvimento mais amplo da pandemia COVID-19 no Chile, o Consórcio ACe (a empresa responsável pelo projeto e construção da cúpula de ELT e da estrutura principal do telescópio) decidiu suspender o trabalho no canteiro de obras da ELT em Armazones até novo aviso. Desejamos aos afetados uma recuperação rápida e completa.

Atualização (19 de junho de 2020):

Muitas das medidas implementadas pelo ESO nos últimos dois meses continuam sendo aplicadas.

No Chile, os funcionários de Vitacura continuam trabalhando remotamente. Todos os observatórios do ESO continuam no modo de segurança e nenhuma observação científica está ocorrendo. Existe um plano de aceleração para começar a executar operações científicas básicas com pessoal limitado nos locais, sempre que possível. Revisões são realizadas a cada duas semanas para avaliar regularmente se as condições no Chile permitem iniciar o plano de aceleração. Os astrônomos devem verificar as páginas científicas do ESO para atualizações e outras informações relevantes para a comunidade científica.

Na Alemanha, os funcionários começaram gradualmente a retornar à sede do ESO Garching. Atualmente, os funcionários que não estão em quarentena podem retornar voluntariamente ao escritório por períodos limitados. Por enquanto, nenhum visitante é permitido no local (exceto atividades operacionais críticas que não podem ser realizadas remotamente) e o Planetário e Centro de Visitantes do Supernova ESO Supernova permanece fechado.

Os planos de aceleração no Chile e na Alemanha estão sendo desenvolvidos e implementados de acordo com os regulamentos nacionais e sob diretrizes rígidas de saúde e segurança.

Atualização (25 de maio de 2020):

O ESO teve o primeiro caso confirmado de COVID-19 entre seus funcionários. Todas as medidas de segurança necessárias foram implementadas e os colegas foram informados.

Atualização (4 de maio de 2020):

De um modo geral, as medidas implementadas pelo ESO nas últimas semanas em resposta à pandemia do COVID-19 continuam em vigor por enquanto. Ao mesmo tempo, o ESO está intensificando os preparativos para acelerar as operações, começando por trazer uma quantidade muito limitada de funcionários de volta a Garching e a Vitacura. Esse aumento depende da evolução da pandemia na Alemanha e no Chile e está sendo realizado em conformidade com os regulamentos nacionais e com diretrizes rígidas de segurança nas instalações do ESO.

Atualização (9 de Abril de 2020):

O ESO decidiu prolongar até, pelo menos, 3 de maio as medidas implementadas como resposta à pandemia de COVID-19. A maioria do pessoal do ESO na Alemanha e no Chile continua em situação de teletrabalho e os observatórios permanecerão em modo seguro sem a realização de operações científicas. Todas as viagens de trabalho continuam canceladas, com exceção dos deslocamentos de e para os observatórios das equipes mínimas que garantem a segurança nos locais. Não são permitidos visitantes em nenhum dos locais do ESO, incluindo no Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, que permanece fechado ao público.

O ESO continua a monitorar de perto os desenvolvimentos relativos ao COVID-19 no Chile e na Alemanha e dispõe de um plano de continuidade capaz de acelerar as operações, assim que a situação o permitir.

Atualização (2 de Abril de 2020):

A transição de todos os observatórios do ESO para um estado de modo seguro ficou completa na semana passada e as observações científicas encontram-se agora paradas. Permanece em cada local uma equipe mínima de pessoal para garantir a segurança das infraestruturas e o bem-estar das pessoas que continuam a trabalhar em cada observatório.

Atualização (20 de Março de 2020):

Após os últimos desenvolvimentos do surto de COVID-19, o ESO decidiu cessar de forma gradual as operações científicas em todos os seus observatórios. A prioridade do ESO continua a ser o bem-estar e segurança dos seus funcionários, e reduzir o número de pessoas trabalhando no ParanalLa Silla e APEX constitui parte do esforço realizado neste sentido. Os observatórios estão em transição para um estado de modo seguro com uma equipe mínima no local que garanta a segurança das infraestruturas e do pessoal que aí permanece.

A administração do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro, decidiu também encerrar o seu observatório no planalto chileno do Chajnantor. O Observatório Conjunto ALMA anunciou o término das operações científicas e o encerramento do observatório ALMA até novas ordens.

Os astrônomos deverão consultar as páginas científicas do ESO onde será colocada informação relevante destinada à comunidade científica.

Atualização (16 de Março de 2020):

Devido aos desenvolvimentos recentes de COVID-19, o ESO decidiu implementar medidas adicionais para combater a pandemia. A nossa prioridade principal continua a ser a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários e do público. Após o cancelamento das visitas e atividades públicas e das limitações às viagens de serviço, os observatórios do ESO no Chile estão em transição para um modo restrito de operações, reduzindo o número de pessoas nos locais, ao mesmo tempo que se mantêm operações científicas básicas. Estamos agora numa fase de trabalho remoto para tantos funcionários quantos possíveis em Garching, na Alemanha, e em Santiago, no Chile.

Anúncio Original (9 de Março de 2020):

Uma vez que o COVID-19 continua a se propagar globalmente, o ESO está monitorando ativamente a situação e tomando medidas que garantam a segurança dos seus funcionários e do público. Estas medidas estão sendo tomadas como precaução: não existe nenhum caso confirmado de COVID-19 em nenhum local do ESO.

Na Alemanha, o ESO decidiu encerrar o Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO durante o mês de março, para garantir a segurança tanto do seu pessoal como dos seus visitantes. As atividades públicas na Sede do ESO em Garching também estão canceladas, incluindo o Dia das Meninas, que estava planejado.

No Chile, onde se encontram os observatórios do ESO e os seus escritórios em Santiago, estão suspensas todas as visitas públicas aos Observatórios do ESO de La Silla e do Paranal, até aviso em contrário. As atividades públicas nos escritórios de Vitacura-Santiago também estão canceladas durante o mês de março, incluindo o Open House Day.

Além disso, o ESO está trabalhando para limitar as viagens de funcionários e visitantes, incluindo astrônomos visitantes. Estamos promovemos a participação remota em conferências internacionais e a limitação de viagens de trabalho, realizando-se apenas aquelas que sejam críticas em termos de missão e/ou tempo. Pedimos aos visitantes que entrem em contato com o ESO antes de viajarem para saberem se a sua visita ou evento ainda decorrerá e, em caso afirmativo, que medidas concretas serão especificamente adotadas.

O ESO continuará a implementar medidas em resposta à propagação global da doença sempre que tal se revele necessário, adotando uma atitude pragmática, flexivel e de bom senso. A situação será revista nas próximas semanas e serão dadas mais informações se estas medidas mudarem.

Pedimos a compreensão de todos aqueles que podem ser afetados por essas medidas. Estamos totalmente comprometidos em colocar o bem-estar e a segurança das pessoas em primeiro lugar.

ESO Chile Press Officer