ann20012-pt-br — Anúncio

O Observatório Terrestre Mais Produtivo: uma retrospectiva dos resultados científicos do ESO de 2019

9 de Abril de 2020

Apesar das observações científicas nos observatórios do ESO no Chile terem parado no mês passado, os dados colectados pelos nossos telescópios continuam a fazer a astronomia avançar mesmo anos após terem sido obtidos. Um relatório recentemente divulgado mostra que, só em 2019, mais de 1000 artigos científicos foram publicados com base em dados colectados pelos telescópios do ESO.

A maior contribuição para este resultado vem do Very Large Telescope (VLT) e do Interferômetro do Very Large Telescope (VLTI) instalado no Observatório do Paranal do ESO, no Chile. Foram publicados em 2019 um total de 597 estudos científicos com dados destas instalações. Os instrumentos mais produtivos foram os UVES, MUSE e X-shooter, cada um destes instrumentos contribuindo com mais de 100 publicações cada um.

Alguns resultados importantes que surgiram da instalação emblemática ESO, o VLT, em 2019, incluem a descoberta do primeiro planeta gigante em órbita de um remanescente estelar semelhante ao Sol e a primeira detecção de um elemento pesado nascido após uma fusão de estrelas de nêutrons.

Os outros telescópios do ESO colocados no Paranal, o VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy) e o VST (VLT Survey Telescope), contribuíram também de forma importante para os resultados científicos de 2019, com 98 e 55 artigos publicados, respectivamente. Os resultados incluem um estudo do VISTA que revelou uma nova imagem da Grande Nuvem de Magalhães, onde se vêem mais 10 milhões de estrelas individuais, e um estudo onde o VST ajudou a determinar a órbita de Gaia para mapear melhor a Via Láctea.

O Observatório de La Silla completou 50 anos em 2019, tendo este aniversário culminado com um eclipse total do Sol. Dados recolhidos em La Silla contribuiram para a publicação de 207 artigos científicos, o que mostra que, mesmo após meio século de observações, La Silla continua a produzir ciência notável.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é um parceiro, em 2019 forneceu dados para 219 artigos publicados, especificamente usando tempo de observação europeu no ALMA. O Atacama Pathfinder EXperiment (APEX) do ESO contribuiu com dados para um total de 32 artigos científicos.

O relatório de Estatísticas de Publicação Básicas do ESO, onde estes números são publicados anualmente, destaca também que o número de artigos científicos publicados com dados retirados do arquivo do ESO tem continuado a aumentar. Em 2019, 35% dos mais de 1000 artigos publicados basearam-se no uso de dados do arquivo, usando exclusivamente dados de arquivo do ESO (onde nenhum dos autores estava na equipe de observadores) ou com dados obtidos pelos autores da publicação.

Estes resultados destacam a grande contribuição do ESO para a pesquisa astronômica, enquanto alguns dos resultados principais nos dão uma ideia de como é importante o trabalho científico realizado com os seus telescópios. Embora as comparações entre o ESO e outros observatórios sejam complicadas pelos diferentes métodos usados para contar estudos científicos, o ESO continua sendo o observatório terrestre mais produtivo do mundo.

Estes números são publicados anualmente nas Estatísticas de Publicação Básicas do ESO publicadas pela Biblioteca do ESO e pelo Centro de  Informação e são calculadas com o auxílio da Bibliografia de Telescópios do ESO (telbib), uma base de dados que contém os artigos científicos com dados do ESO que são publicados com referees. O ESO se esforça extensivamente para identificar todos estes artigos e considera que a telbib é uma base essencialmente completa.

Gráficos interativos das estatísticas selecionadas estão disponíveis online. Estes gráficos mostram o conteúdo completo da base de dados telbib, que contém entradas dos artigos publicados desde o ano de 1996 até ao presente. Estes dados podem ser usados para explorar muitos aspectos da história das publicações, incluindo o desenvolvimento dos artigos científicos usando dados dos instrumentos do ESO e usando dados de arquivo.

O ALMA, uma instalação internacional de astronomia, é uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Email: uta.grothkopf@eso.org