ann20013-pt-br — Anúncio

Assinado contrato para novos receptores do ALMA

ALMA amplia seu alcance para estudar moléculas no Universo

24 de Abril de 2020

Foi assinado um contrato para a produção do conjunto final de receptores que serão instalados no Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA). O ALMA, do qual o ESO é um parceiro, observa o Universo em vários comprimentos de onda de rádio que corresponde às regiões milimétrica e submilimétrica do espectro electromagnético. Cada uma das 66 antenas do ALMA está equipada com um número determinado de receptores de ondas rádio altamente sensíveis, cada um receptivo a um domínio particular de comprimentos de onda. Os novos receptores, chamados cartuchos receptores de Banda 2, permitirão ao ALMA detectar comprimentos de onda entre 2,6 e 4,5 mm.

Após testes bem sucedidos com um protótipo de um cartucho receptor de Banda 2, o Conselho do ALMA aprovou a fase de pré-produção. Esta fase envolve à produção de um conjunto de seis cartuchos, com o objetivo de eventualmente se passar à produção do conjunto completo, um para cada uma das antenas do ALMA. Isto dependerá da verificação do desempenho e da prontidão da produção dos conjuntos baseadas na pré-produção dos cartuchos receptores.

Com estes novos cartuchos receptores, o ALMA se tornará uma máquina científica ainda mais versátil. Os novos receptores permitirão realizar medições importantes do meio interestelar frio — a mistura difusa de matéria e radiação que existe no espaço entre as estrelas. Na Banda 2, o ALMA será também capaz de estudar as propriedades da poeira existente numa variedade de ambientes astronômicos diferentes, desde discos protoplanetários a galáxias, e poderá ainda estender as suas capacidades para observar o Universo a grandes desvios para o vermelho. Mais perto de nós, a Banda 2 permitirá a observação de moléculas pesadas e complexas no Universo local.

A produção dos cartuchos receptores de Banda 2 será realizada por um consórcio composto pela NOVA (Netherlands Research School for Astronomy), pela Universidade Chalmers, em Gothenburg, Suécia, e pelo Instituto Nacional Italiano de Astrofísica (INAF), em Bolonha, Itália. O Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) contribuirá para a produção e testes da óptica dos receptores como contribuição do Leste Asiático para o Programa de Desenvolvimento do ALMA. O Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA (NRAO) e a Universidade do Chile estão envolvidos no desenvolvimento e produção de alguns dos componentes dos receptores, que serão enviados para o ESO para testes e integração.

O ALMA, uma instalação internacional de astronomia, é uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Id:ann20013