ann20016-pt-br — Anúncio

Instrumento METIS do ELT passa pelo marco importante do seu design

5 de Junho de 2020

METIS, a poderosa câmara e espectrógrafo para o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, passou por sua Revisão Preliminar de Design na Sede do ESO em Garching, Alemanha. O METIS (Mid-infrared ELT Imager and Spectrograph) usará o espelho primário gigante do telescópio para estudar uma enorme quantidade de tópicos científicos, desde objetos do nosso Sistema Solar até galáxias ativas distantes. O METIS estará muito bem preparado para estudar o ciclo de vida das estrelas, desde estrelas bebês e discos proto-planetários, até estrelas mais velhas no final das suas vidas.

O ELT será o maior telescópio terrestre no óptico e infravermelho médio quando der início às suas operações a partir de meados desta década. Com o seu espelho primário de 39 metros de diâmetro e sistemas de óptica adaptativa avançados, o telescópio terá seis vezes a resolução do Telescópio Espacial James Webb. O METIS aproveitará este telescópio extraordinário e da sua óptica adaptativa para investigar a estrutura e composição de objetos com uma precisão revolucionária.

Entre outras, espera-se que o METIS dê grandes contribuições para um dos mais dinâmicos e excitantes campos da astronomia, tanto para os cientistas como para o público, os exoplanetas. O instrumento poderá estudar temperatura, clima e variações sazonais das atmosferas de muitos exoplanetas gigantes. Além disso, o METIS terá o potencial para detectar diretamente exoplanetas terrestres em órbita das estrelas mais próximas e, em casos favoráveis, investigar a sua composição atmosférica.

Agora que o instrumento passou por esta Revisão Preliminar de Design, o consórcio METIS continuará a desenvolver o seu design com mais detalhe antes do começo da construção do instrumento.

O consórcio METIS é constituído por: NOVA (Netherlands Research School for Astronomy, representada pela Universidade de Leiden, Holanda), Instituto Max Planck de Astronomia (MPIA, baseado em Heidelberg, Alemanha), Universidade de Colônia (Alemanha), UK Astronomy Technology Centre (UKATC, em Edimburgo, Escócia, Reino Unido), KULeuven (Bélgica), Centro de Investigação Nuclear de Saclay (CEA Saclay, França), Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA, Universidade de Lisboa, Portugal), ETH Zürich (Suíça), A* (parceria austríaca representada pelas Universidades de Viena, Innsbruck, Graz, Linz e RICAM Linz, Academia de Ciências austríaca, Áustria), University of Michigan at Ann Arbor (Estados Unidos), Academia Sinica Instituto de Astronomia e Astrofísica em Taipei (Taiwan) e Université de Liège (Bélgica), com contribuições do ESO.

Christoph Haupt