ann20019-pt-br — Anúncio

Oportunidades de financiamento no Chile (Anuncio de Oportunidades)

Pedido de propostas pelo Comitê Conjunto do ESO e Governo do Chile

6 de Julho de 2020

Para aprimorar seu programa de cooperação científica com o seu país anfitrião, o ESO dispõe e gerencia um fundo anual dedicado ao desenvolvimento de disciplinas relacionadas à astronomia e tecnologia no Chile. O conselho, constituído por representantes do ESO e do governo chileno, através da Divisão de Energia, Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério de Negócios Estrangeiros e com a participação da Agência Nacional chilena para a Investigação e Desenvolvimento e da Sociedade Astronômica Chilena, avalia e seleciona os programas a serem apoiados por este fundo, que se enquadram nas áreas abaixo:

• O ESO concede financiamento para programas de pós-doutorado em astronomia em instituições acadêmicas chilenas.
  • Financiamento para visitas científicas estendidas de um a três meses de pós-doutorado, pesquisadores ou professores de instituições acadêmicas.
  • Financiamento para cargos de professores acadêmicos por períodos de até dois anos em instituições acadêmicas chilenas.
  • Financiamento para apoiar o desenvolvimento e a apresentação de programas educacionais para o ensino e disseminação da astronomia no Chile.
  • Financiamento para apoiar programas de desenvolvimento e construção de sistemas tecnológicos para a astronomia.
  • Financiamento para apoiar o desenvolvimento da astronomia em áreas não cobertas pelas cinco categorias anteriores.

O Comitê Conjunto do ESO e Governo do Chile considerarão todas as propostas que contribuam para o desenvolvimento da astronomia no Chile e destinarão recursos para um total aproximado de cerca de 450 milhões de pesos chilenos para 2020. Os critérios para a alocação de recursos levarão em linha de conta o mérito dos projetos, as prioridades estratégicas definidas pelo Comitê, o acordo entre o montante pedido e a dimensão do projeto e o histórico dos candidatos.

Observe que, devido às incertezas geradas pela evolução da pandemia de COVID-19 e o seu impacto nos projetos no segundo semestre de 2020 e durante 2021, o Comitê Conjunto decidiu implementar um número de medidas descritas no Pedido de Propostas do Comitê Conjunto para 2020 (Anuncio de oportunidades 2020 com link abaixo).

As propostas têm que ser submetidas pelas instituições, sendo o prazo limite das candidaturas o dia 4 de setembro de 2020, às 23:59 (hora do Chile).

As propostas devem ser escritas em inglês ou espanhol, usando o formulário disponível no link abaixo (o formulário existe apenas em espanhol).

Para mais informações sobre a submissão de propostas, entre em contato com o escritório do Representante do ESO no Chile.

Claudio Melo