ann20029-pt-br — Anúncio

Assinado contrato para a segunda estação pré-focal do ELT quando o design da primeira está prestes a ser aprovado

6 de Novembro de 2020

Um componente importante do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, a primeira estação pré-focal ou PFS-A, está prestes a terminar a revisão final de design. Com este marco praticamente atingido, o ESO assinou um contrato com a companhia espanhola IDOM para a segunda estação pré-focal, a PFS-B.

As duas estações pré-focais do ELT, concebidas e fabricadas pela IDOM, são enormes estruturas com mais de 9 metros de altura, cada uma colocada numa plataforma de suporte, que se situam em lados opostos da estrutura principal do telescópio. Atuando como interface entre o sistema de cinco espelhos do telescópio e os seus instrumentos, eles têm uma função tripla: controlar o alinhamento dos espelhos do telescópio (incluindo o apontamento preciso no céu da estrutura do telescópio), garantir que o espelho primário segmentado funcione como um todo e distribuir a radiação coletada aos instrumentos do telescópio.

Observando a luz das estrelas para verificar o alinhamento

O ELT é extremamente sensível a variações muito pequenas das condições ambientais, o que desalinha os espelhos, degradando as observações. A gravidade também pode modificar a forma dos espelhos à medida que o telescópio se movimenta. Além disso, pequenas variações na temperatura fazem com que a estrutura metálica do telescópio se expanda muito ligeiramente, de algumas centenas de micrômetros, alterando também as posições dos vários espelhos do ELT.

A PFS-A e a PFS-B analisam a luz emitida por ‘estrelas-guias’ — estrelas naturais e brilhantes próximas no céu do objeto em estudo. As estações, que não funcionam simultaneamente, irão monitorar até três estrelas-guia durante as observações, auxiliadas por seus três braços sensores posicionados com precisões de algumas centenas de micrômetros. As informações das estrelas-guia é usada para posicionar ativamente os espelhos e a estrutura principal do telescópio, de modo a controlar o alinhamento do telescópio durante as observações — um processo conhecido por óptica ativa. Isso garante que a luz permaneça corretamente focada e que o telescópio permaneça apontado com precisão para o alvo durante as observações.

798 segmentos funcionando como um espelho único

Uma função adicional das PFS é garantir que as centenas de segmentos que compõem o espelho primário (M1) trabalhem em conjunto como um único espelho gigante. Para que isso aconteça, as posições relativas dos 798 segmentos de espelho têm que ter uma precisão da ordem das dezenas de nanômetros. No entanto, as posicões dos segmentos derivam com o tempo, devido a variações na temperatura e cargas de gravidade, tendo por isso que ser corrigidas periodicamente. As PFS controlarão de forma regular a forma do M1, usando medições de estrelas guia para manter a forma perfeita.

Distribuindo a luz

Finalmente, as PFS serão também utilizadas para distribuir a luz coletada pelo telescópio aos diversos instrumentos científicos e equipamento auxiliar, dependendo do sistema que estiver sendo usado em determinado momento. As plataformas onde serão colocadas as PFS A e B, abrigarão também vários instrumentos científicos, preparados para analisar a radiação coletada pelo telescópio, que ajudará a responder às nossas questões sobre o Universo. As PFS irão direcionar a luz para o instrumento científico selecionado, usando um espelho plano grande. Este é também o último componente que a luz atravessa antes de chegar ao foco do telescópio, o que dá o nome a estas estações.

Uma colaboração de sucesso

Após dois anos de trabalho dos engenheiros da IDOM e do ESO relativos à complexa PFS-A, as equipes estão agora perto de terminar o design deste componente e em breve começarão a fabricar esta parte crucial do telescópio. Além disso, o ESO, por meio de seu Diretor Geral Xavier Barcons, e a IDOM, na pessoa do seu presidente Luis Rodríguez, assinaram um contrato com a companhia espanhola para desenvolver e entregar a segunda estação pré-focal do ELT.

O ELT do ESO, uma realidade tornada possível graças às soluções de engenharia de alta tecnologia e a muitas pessoas talentosas, irá responder às maiores questões astronômicas do nosso tempo, desde a investigação da história do Universo até à descoberta e estudo de planetas do tipo da Terra existentes fora do Sistema Solar. O telescópio será colocado no topo do Cerro Armazones, no deserto chileno do Atacama, e as operações deverão começar a partir de meados desta década.

Steffan Lewis