ann20030-pt-br — Anúncio

Dados ALMA de Vênus reprocessados disponíveis à comunidade

17 de Novembro de 2020

Uma versão nova e melhorada de dados processados do planeta Vênus, obtidos com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) no Chile, acaba de ser disponibilizada ao público através do arquivo científico do ALMA

As observações do nosso planeta irmão obtidas pelo ALMA, do qual o ESO é um parceiro, foram executadas em 2019 a pedido de uma equipe de astrônomos liderada por Jane Greaves da Universidade de Cardiff, no Reino Unido. A equipe utilizou os dados ALMA para confirmar a presença da molécula rara de fosfina nas nuvens de Vênus, após a detecção deste elemento em observações obtidas com o James Clerk Maxwell Telescope (JCMT), operado pelo Observatório do Leste Asiático, no Havaí.

A descoberta gerou interesse internacional devido à importância da fosfina como possível biomarcador. A descoberta originou também um debate científico generalizado, com equipes de todo o mundo analisando o estudo e dados associados.

Como resultado desta análise, o pessoal que trabalha no ALMA identificou algo nos dados ALMA: uma "ondulação" falsa nas observações de Vênus que pode ter impacto na detecção de fosfina. Detectar sinais fracos em objetos muito brilhantes do Sistema Solar, tais como Vênus, é particularmente difícil, uma vez que o modo como o ALMA deve ser preparado para este tipo de observações é muito rigoroso. Além disso, o pessoal do ALMA encontrou alguns problemas mínimos no software que, quando combinados com a montagem específica para as observações de Vênus, deram origem à "ondulação" que aparece nos dados.

Seguindo um procedimento normal, logo que o potencial problema foi identificado os funcionários do Centro Regional Europeu do ALMA, sediado no ESO, retiraram os dados do arquivo científico do ALMA para resolverem a questão. Uma versão recalibrada e mais precisa destes dados foi agora colocada no arquivo do ALMA, estando por isso disponível a toda a comunidade astronômica.

Greaves e a sua equipe já usaram estes dados recalibrados num novo estudo (que ainda não foi revisto por pares) da atmosfera de Vênus. Outros grupos interessados em estudar Vênus podem agora também utilizar a versão melhorada dos dados processados para aferirem a robustez da detecção de fosfina, ajudando-nos assim a aprender mais sobre o nosso planeta irmão.

O ALMA, uma infraestrutura astronômica internacional, surge no âmbito de uma parceria entre o ESO, a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF) e os Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão, em cooperação com a República do Chile.

Martin Zwaan