ann20035-pt-br — Anúncio

Linda Tacconi foi eleita como a próxima Presidente do Conselho do ESO

8 de Dezembro de 2020

Linda Tacconi, astrônoma senior do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) em Garching, Alemanha, foi eleita como próxima presidente do principal orgão dirigente do ESO, o Conselho.

Sinto-me muito honrada por ter sido escolhida como Presidente do Conselho do ESO,” diz Tacconi. “Os próximos anos serão um período muito interessante para a organização, já que nos aproximamos da primeira luz do Extremely Large Telescope do ESO e as infraestruturas atuais, tais como o Very Large Telescope do ESO, continuam na vanguarda da pesquisa astronômica. Os vários observatórios do ESO trabalharão em sinergia, fazendo avançar o nosso conhecimento do Universo e fortalecendo a posição do ESO como líder mundial da astronomia feita a partir do solo. Aguardo com expectativa fazer parte desta experiência e trabalhar no Conselho para ajudar o ESO a manter a sua liderança.

Tacconi obteve o seu doutorado na Universidade de Massachusetts, nos EUA, em 1988, e mais tarde trabalhou na Fundação Holandesa de Pesquisa em Astronomia, em Dwingeloo, antes de iniciar a sua carreira no MPE em 1991. Em 2012, Linda Tacconi recebeu o Lancelot M. Berkeley New York Community Trust Prize em reconhecimento das suas contribuições no campo da astronomia, em particular, pelo seu trabalho sobre gás frio em galáxias de formação estelar massiva no Universo primordial.

Tacconi tem estado envolvida no ESO há vários anos, incluindo no Conselho onde é a Delegada Científica alemã desde 2016. Além do papel que desempenha no Conselho, foi presidente do Comitê Técnico Científico do ESO entre 2006 e 2008. Tacconi fez também parte de diversos outros comitês internacionais, incluindo como Presidente do Comitê de Programas e do Comitê Científico Consultivo do IRAM, um instituto de pesquisa internacional de astronomia milimétrica. Atualmente, Linda Tacconi faz parte do Painel do ALMA e preside ao Comitê Senior do programa Voyage 2050 da ESA, a Agência Espacial Europeia, que está trabalhando para definir o programa científico espacial da ESA para o período 2035–2050.

Tacconi substitui Willy Benz da Universidade de Bern, Suíça, na presidência do Conselho do ESO. O Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, agradeceu ao presidente anterior: “Gostaria de agradecer ao Willy em nome de todo o pessoal do ESO pelo seu trabalho incansável como Presidente do Conselho, particularmente durante esta época tão conturbada. Aguardo com expectativa continuar a trabalhar com a Linda, agora no seu papel como Presidente do Conselho.

Linda Tacconi