SPHERE revela disco espiral em torno de estrela próxima

O SPHERE do ESO, um instrumento que procura planetas instalado no Very Large Telescope no Chile, descobriu uma estrutura incomum em torno de uma estrela jovem próxima chamada HD 100453.

HD 100453 situa-se a cerca de 350 anos-luz de distância na constelação do Centauro e está imersa num disco de gás e poeira em rotação, visível em vermelho e branco nesta imagem. Surpreendentemente podemos ver dois tênues braços em espiral estendendo-se a partir do disco, possivelmente formados devido à influência de planetas, ainda não descobertos, que se encontrem no seu interior. Este disco espiral é bastante simétrico, sendo um dos menores discos espirais observados em torno de outra estrela — uma bela demonstração das capacidades do SPHERE.

O SPHERE é um poderoso descobridor de planetas, obtendo imagens diretas de mundos alienígenas e dos discos de poeira nos quais estes se formam em torno de estrelas da Via Láctea. O instrumento bloqueia a luz extremamente brilhante da estrela progenitora, que apareceria no centro da imagem (no lugar do disco preto, que está tapando a estrela e o seu meio circundante próximo). Explorar as regiões em torno de estrelas jovens, tal como a HD 100453, pode fornecer-nos pistas cruciais de como é que os planetas e estrelas se formam e crescem na nossa Galáxia.

Crédito:

K. Wagner, D. Apai (U Arizona), M. Kasper (ESO), M. Robberto (STSci)

Sobre a imagem

Id:potw1542a
Idioma:pt-br
Tipo:Montagem
Data de divulgação:19 de Outubro de 2015 às 10:00
Tamanho:1000 x 1108 px

Sobre o objeto

Nome:HD 100453
Tipo:Milky Way : Star : Circumstellar Material : Disk
Distância:350 anos-luz

Formatos de imagens

JPEG grande
94,1 KB

Cores e filtros

BandaComprimento de ondaTelescópio
Infravermelho
Y
1.043 μmVery Large Telescope
SPHERE
Infravermelho
J
1.245 μmVery Large Telescope
SPHERE
Infravermelho
H
1.625 μmVery Large Telescope
SPHERE

 

Veja também