eso1314pt-br — Nota de imprensa institucional
Os Príncipes Herdeiros da Dinamarca visitam o Observatório do Paranal do ESO
15 de Março de 2013
No dia 14 de março de 2013, Suas Altezas Reais o Príncipe e a Princesa Herdeiros da Dinamarca, visitaram o Observatório do Paranal do ESO no Chile, no âmbito da visita oficial que estão fazendo ao Chile. O Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, acompanhou-os na visita às infraestruturas astronômicas de vanguarda do Paranal.
O Casal Real Herdeiro da Dinamarca visitou o Observatório do Paranal do ESO durante a sua visita oficial ao Chile. O Observatório está localizado 130 quilômetros a sul de Antofagasta, no coração do deserto chileno do Atacama, o mais seco do mundo. A uma altitude de 2635 metros acima do nível do mar, o Paranal é o local onde está instalado o Very Large Telescope (VLT), o instrumento óptico mais avançado do mundo dedicado à pesquisa astronômica.
Ao chegar, o Príncipe Herdeiro Frederik e a Princesa Herdeira Mary foram acolhidos pelo Diretor Geral do ESO, Tim de Zeeuw, que lhes apresentou a ciência de ponta que se faz no ESO. Suas Altezas Reais visitaram em seguida as instalações, indo primeiro à Residencia, edifício que ganhou um prêmio e que abriga o pessoal que trabalha no Paranal, e em seguida os telescópios propriamente ditos, no topo do Cerro Paranal. Da plataforma onde estão instalados os telescópios, o Casal Real deslumbrou-se com o famoso pôr do Sol no Paranal, uma tradição especial seguida pelo pessoal que se encontra de serviço, antes de iniciar o turno da noite.
Durante a visita Sua Alteza Real o Príncipe Herdeiro disse: “É um prazer falar a partir de instalações científicas de vanguarda tão exclusivas. O trabalho aqui realizado é verdadeiramente extraordinário. Como dinamarqueses, estamos muito orgulhosos por participar neste empreendimento”.
O Diretor Geral acrescentou: “Sentimo-nos muito honrados em receber o Casal Real Herdeiro aqui no Paranal e poder mostrar-lhes o nosso trabalho. A Dinamarca é um Estado Membro do ESO de longa data e muito empenhado. Aproveito esta oportunidade para agradecer ao Príncipe e à Princesa, da parte do ESO, o apoio continuado que a Dinamarca tem prestado ao nosso programa”.
O casal passou a noite no Paranal e depois do jantar visitou a Sala de Controle, onde o astrônomo dinamarquês e membro do Comitê Científico e Tecnológico do ESO, Johan Fynbo, estava observando no Telescópio Principal número 2 do VLT. Fynbo mostrou como é que os astrônomos utilizam os telescópios e o tipo de observações que são feitas. Dois outros dinamarqueses, Claus Madsen, Conselheiro Sênior para as Relações Internacionais do ESO e Lars Lindberg Christensen, Chefe do Departamento de Educação e Divulgação Científica, presentearam o Casal Real com cópias autografadas de dois livros comemorativos do 50º Aniversário do ESO, livros dos quais foram autores.
A Dinamarca foi o primeiro país a juntar-se aos cinco Estados Membros originais fundadores do ESO (Bélgica, França, Alemanha, Holanda e Suécia) em 1967 e tem contribuído desde essa altura para importantes descobertas no ESO (ver envolvimento dinamarquês no ESO).
Mais Informações
O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a pesquisa em astronomia e é o observatório astronômico mais produtivo do mundo. O ESO é financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronômicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrônomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação nas pesquisas astronômicas. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera o Very Large Telescope, o observatório astronômico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio ALMA, o maior projeto astronômico que existe atualmente. O ESO está planejando o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio de 39 metros que observará na banda do visível e infravermelho próximo. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.
Links
- Fotografias do VLT
- O livro: A Jóia no Topo da Montanha (arquivo .pdf)
- O livro: Europa para as Estrelas (arquivo .pdf)
Contatos
Gustavo Rojas
Universidade Federal de São Carlos
São Carlos, Brazil
Tel.: 551633519795
e-mail: grojas@ufscar.br
Lars Lindberg Christensen
ESO education and Public Outreach Department
Garching bei München, Germany
Tel.: +49-89-3200-6761
Cel.: +49-173-3872-621
e-mail: lars@eso.org
Massimo Tarenghi
ESO Representative in Chile
Santiago, Chile
Tel.: +56 2 463 3143
e-mail: mtarengh@eso.org
Sobre a nota de imprensa
No. da notícia: | eso1314pt-br |
Nome: | Paranal, Site visit, Very Large Telescope |
Tipo: | Unspecified : Technology : Observatory Unspecified : People |
Facility: | Very Large Telescope |