Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Bando de Patos Espaciais Apanhados na Câmara!

1 de Outubro de 2014

Alguma vez teve a sorte de ver um bando de pássaros preparando-se para voar para climas mais temperados quando chega o Inverno? Voando graciosamente em grupo passando de uma formação a outra? Normalmente estes patos são avistados planando a 300m de altura do solo (aproximadamente a altura da Torre Eiffel)!

Mas se olharmos para muito, muito mais acima sobre a atmosfera da Terra e mais além podemos ver outro bando - o Enxame do Pato Selvagem.

A menos que tenha olhos de falcão, para observar este aglomerado de estrelas, irá precisar de um telescópio ou de um par de binóculos. Ou de uma fotografia como esta! Esta belíssima imagem mostra-nos o Enxame do Pato Selvagem visto através de um grande telescópio no Chile.

Quando observado de longe o enxame de estrelas assemelha-se a uma ponta de lança, semelhante à formação dos patos em voo. No entanto quando olhamos de perto, como nos mostra esta imagem, o enxame perde a sua forma.

Infelizmente, as estrelas no interior deste tipo de enxame estão pouco ligadas dispersando-se facilmente. Algumas vezes pode ser um membro desordeiro do grupo que expulsa estrelas; outras vezes podem ser atraídas para fora pela gravidade de uma estrela fora do grupo que está de passagem.

Eventualmente, todas as estrelas do enxame serão atraídas, empurradas e distorcidas de tal forma que todas as estrelas se afastam e o enxame desaparece. Mas o tempo que dura um enxame varia bastante, desde uns milhões de anos até centenas de milhões de anos.

A sua sobrevivência depende do quão cheio o enxame se encontra. Os enxames muito compactados com muitas estrelas vivem mais, o que felizmente acontece com o Enxame do Pato Selvagem porque contém cerca de 3000 estrelas!

Facto curioso

O exemplo mais antigo até agora descoberto deste tipo de enxame é chamado de Berkeley 17. Tem a impressionante idade de 10 a 13 milhares de milhões de anos!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1430.