Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Batalha Interstelar de Bolas de Neve Observada pela Primeira Vez

22 de Outubro de 2014

Ocasionalmente um cometa chega às primeiras páginas dos jornais quando cria um deslumbrante espetáculo de luz no nosso céu noturno. Cria a ideia de que é algo raro, mas não é assim!

Na realidade, já foram descobertos milhares de cometas no nosso sistema solar e esperam encontrar-se muitos mais. Agora, estamos a descobrir milhares de cometas à volta de outras estrelas e que são chamados de “exocometas”.

Tal como os planetas os cometas orbitam uma estrela mas ao contrário dos planetas têm origem em regiões mais remotas do sistema solar, bem longe do calor e da luz da sua estrela.

Quando o cometa se aproxima da sua estrela , o gelo começa a fundir e liberta-se da superfície sobre a forma de vapor. O vapor forma uma nuvem à volta do cometa que que pode estender-se até 80 000km! O que corresponde a uma distância de oito Terras colocadas em fila!

Durante trinta anos os astrónomos têm-se deslumbrado com a estranha e intermitente luz de uma jovem estrela próxima. Sabemos hoje em dia que este estranho efeito cintilante é produzido por centenas de cometas que passam em frente à estrela!

Quando os cometas passam em frente à superfície da estrela, o centro sólido e a nuvem de gás bloqueiam por momentos parte da luz da estrela. Já se descobriram 500 exocometas a orbitar a jovem estrela!

Facto curioso

Já se descobriram cerca de 4 000 cometas no nosso sistema solar, mas pensa-se que o número real está mais próximo de um bilião (um milhão de milhões).

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1432.