Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Os astrónomos conseguem visão em 3D

30 de Abril de 2015

Observe esta famosa fotografia de um objeto cósmico denominado Nebulosa da Águia. Consegue dizer quantas colunas estão na fotografia? Consegue distinguir quais estão à frente e atrás?

Um grande problema dos astrónomos é que não conseguem viajar para explorar os objetos cósmicos mais distantes do sistema solar. Apenas podem ver imagens a duas dimensões do céu em vez de objetos tridimensionais.

Tridimensional (ou 3D) significa que algo tem três dimensões: altura, comprimento e profundidade. É como por exemplo, termos um modelo de um barco e compararmos com a sua fotografia. Podemos dizer muito mais sobre o barco através do modelo do que através da fotografia.

Mas apesar das dificuldades que resultam de estarem “presos” na Terra os astrónomos conseguiram finalizar a primeira imagem 3D de um dos objetos astronómicos mais famosos: a Nebulosa da Águia!

A Nebulosa da Águia é formada por várias colunas, de grandes dimensões de gás cósmico e poeira, onde se estão a formar novas estrelas massivas. Agora pode desfrutar em cheio deste objeto como se estivesse a sobrevoá-lo!

Esta nova imagem mostra-nos que os Pilares da Criação são na realidade formados por quatro colunas separadas. No entanto, da nossa posição na Terra, não conseguimos ver o objeto na sua totalidade.


Facto curioso

Os astrónomos referem-se muitas vezes ao tempo como a quarta dimensão do Universo.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1518.