eso1613pt-br — Nota de imprensa institucional

Quatro lasers sobre o Paranal

Primeira luz para a Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser do Very Large Telescope do ESO

27 de Abril de 2016

No dia 26 de abril de 2016, o Observatório do Paranal do ESO acolheu um evento que marcou a primeira luz dos quatro poderosos lasers que formam uma parte fundamental dos sistemas de ótica adaptativa do Very Large Telescope do ESO. Os visitantes assistiram a uma demonstração extraordinária de tecnologia laser de vanguarda lançada nos majestosos céus do Paranal. Tratam-se das mais poderosas estrelas guia laser já utilizadas em astronomia, tendo o evento marcado a primeira utilização de estrelas guia laser múltiplas no ESO.

Funcionários do ESO estiveram presentes no evento, juntamente com os representantes principais das companhias que fabricaram os diferentes componentes do novo sistema.

A Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser (4LGSF, sigla do inglês) lança quatro raios laser de 22 Watts para o céu, fazendo brilhar átomos de sódio que se encontram na camada superior da atmosfera, o que faz com que estes se pareçam com estrelas verdadeiras, criando assim estrelas guia artificiais. As estrelas artificiais permitem aos sistemas de ótica adaptativa compensar os efeitos de distorção causados pela atmosfera terrestre, de modo que os telescópios possam criar imagens muito nítidas. Utilizar mais de um raio laser permite aos astrônomos mapear a turbulência atmosférica com muito mais detalhes, o que melhora significativamente a qualidade da imagem num campo de visão muito maior.

A Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser é um exemplo de como o ESO leva a indústria europeia a liderar complexos projetos de pesquisa e desenvolvimento. O laser de fibra utilizado na 4LGSF é também uma das mais bem sucedidas transferências de tecnologia do ESO para a indústria.

A alemã TOPTICA, a empresa contratada principal, foi responsável pelo sistema de laser e forneceu o oscilador, o duplicador de frequência e o software de controle do sistema. Wilhelm Kaenders, Presidente da TOPTICA, disse: “A TOPTICA apreciou enormemente esta colaboração com o ESO. Não foi apenas a excitação pessoal de estar novamente envolvido em astronomia, uma paixão antiga, e trabalhar com técnicos do ESO muito inteligentes; é também a inspiração que recebemos para o desenvolvimento dos nosso próprios produtos comerciais.” [2]

A MPBC do Canadá forneceu as bombas do laser de fibra e os amplificadores Raman, os quais são baseados numa patente registada pelo ESO. Jane Bachynski, Presidente da MPB Communications Inc., disse: “A MPBC orgulha-se de ter trabalhado com o ESO no desenvolvimento dos amplificadores de fibra Raman para energias maiores, o que permitiu que a MPBC levasse esta tecnologia até às estrelas. Este evento marca o culminar de muitos anos de trabalho árduo por parte de todos os envolvidos.” [3]

A TNO na Holanda fabricou as montagens dos tubos óticos, que ampliam os raios laser e os dirigem para o céu. Paul de Krom, Diretor Executivo da TNO, afirmou: “A TNO valoriza o ambiente de trabalho de cooperação que existiu durante o desenvolvimento das montagens dos tubos óticos e aguarda com expectativa a oportunidade de trabalhar novamente num futuro próximo com o ESO e com os outros parceiros no projeto 4LGSF.” [4]

A 4LGSF faz parte da Infraestrutura de Ótica Adaptativa do Telescópio Principal 4 do VLT, concebida especificamente para fornecer aos sistemas de ótica adaptativa GALACSI/MUSE e GRAAL/HAWK-I quatro estrelas guia laser de sódio. Com esta nova infraestrutura, o Observatório do Paranal continua a dispôr do maior número dos mais avançados sistemas de ótica adaptativa atualmente em operação.

Os lasers da 4LGSF foram desenvolvidos pelo ESO em colaboração com a indústria e já foram pedidos, entre outros, pelo Observatório Keck (que contribuiu para o custo do desenvolvimento do laser industrial juntamente com a Comissão Europeia) e pelo Telescópio Subaru. No futuro estes lasers industriais serão também colocados nos telescópios do Observatório Gemini e serão igualmente a escolha preferida de vários outros observatórios e de projetos de telescópios extremamente grandes.

As novas técnicas desenvolvidas para a Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser abrem caminho para o sistema de ótica adaptativa do European Extremely Large Telescope (E-ELT), o maior olho do mundo virado para o céu.

[1] A 4LGSF é uma infraestrutura de estrela guia laser de segunda geração construída pelo ESO para a Infraestrutura de Ótica Adaptativa do Telescópio Principal 4 do VLT. Os dois itens críticos da 4LGSF com prazo de entrega prolongado — o sistema de laser e as montagens dos tubos óticos para os sistemas de lançamento de laser do telescópio — foram encomendados à indústria. A tecnologia de laser de fibra Raman, na qual o sistema de laser 4LGSF se baseia, foi desenvolvida pelo ESO, patenteada e licenciada para uso industrial.

[2] Este projeto permitiu à TOPTICA expandir os seus produtos a novos comprimentos de onda e a um novo regime de potência de saída. Atualmente a companhia produz o SodiumStar 20/2, que é reconhecido como sendo o modelo padrão para os telescópios existentes ou planejados em todo o mundo. Por exemplo, todos os projetos para telescópios de próxima geração extremamente grandes usam o laser SodiumStar como ponto de partida. Durante os sete anos de colaboração com o ESO, a companhia cresceu de 80 empregados para mais de 200 hoje em dia.

[3] A colaboração do MPBC com o ESO gerou igualmente benefícios adicionais, sob a forma de uma linha de produção de produtos de amplificação de frequência a praticamente qualquer comprimento de onda, apoiando aplicações inovadoras para a comunidade de pesquisa científica e comercial.

[4] Os desenvolvimentos realizados pela TNO também envolveram contribuições de muitos fornecedores na Holanda (Vernooy, Vacutech, Rovasta, Schott Benelux, Maxon Motor Benelux, IPS technology, Sensordata e WestEnd) e outras companhias internacionais (RMI, Qioptiq, Laser Components, Carl Zeiss, GLP, Faes, Farnell, Eriks e Pfeiffer). Os conhecimentos e tecnologias desenvolvidos nesta colaboração com o ESO beneficiaram os parceiros holandeses e europeus da TNO em áreas como a astronomia, comunicações, produção de semicondutores, aparelhos médicos, ciências espaciais e observação da Terra.

Domenico Bonaccini Calia
Cel.: +49 (0) 174 5246 013
e-mail: Domenico.Bonaccini@eso.org

Wolfgang Hackenberg
e-mail: whackenb@eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1613, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Eugênio Reis Neto, do Observatório Nacional/MCTIC. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Eugênio Reis Neto.

Nome:Laser Guide Star
Tipo:Unspecified : Technology : Observatory : Instrument
Instruments:4LGSF

Primeira luz no Observatório do Paranal para o sistema de estrela guia laser mais poderoso do mundo
Imagem esquemática da Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser no VLT do ESO
Celebrações da primeira luz da Infraestrutura de Quatro Estrelas Guia Laser no VLT do ESO

The VLT's Laser Guide Star Facility
Yepun's lasers ignore the clouds
Laser — não olhe diretamente para o feixe de luz!
Quatro lasers lançados à atmosfera