eso1637pt-br — Nota de imprensa científica

Imagem de Eta Carinae com maior resolução obtida até hoje

O Interferômetro do VLT captura ventos fortes no famoso sistema estelar massivo

19 de Outubro de 2016

Uma equipe internacional de astrônomos utilizou o Interferômetro do Very Large Telescope para obter imagens do sistema estelar de Eta Carinae, as mais detalhadas obtidas até hoje. A equipe descobriu estruturas novas e inesperadas no sistema binário, incluindo uma região entre as duas estrelas onde ventos estelares de velocidades extremamente elevadas colidem. Esta nova descoberta sobre o enigmático sistema estelar poderá levar a uma melhor compreensão da evolução de estrelas de alta massa.

Uma equipe de astrônomos, liderada por Gerd Weigelt do Instituto Max Planck de Rádio Asttronomia (MPIfR) em Bonn, na Alemanha, utilizou o Interferômetro do Very Large Telescope (VLTI), instalado no Observatório do Paranal do ESO, para obter uma imagem única do sistema estelar Eta Carinae situado na Nebulosa Carina.

Este colossal sistema binário, constituído por duas estrelas massivas que orbitam em torno uma da outra, é muito ativo, dando origem a ventos estelares com velocidades que vão até 10 milhões de km por hora [1]. A região entre as duas estrelas, onde os ventos de ambas colidem, é muito turbulenta, mas até agora não tinha sido estudada.

O poder do sistema binário Eta Carinae cria fenômenos dramáticos. Astrônomos dos anos 1830 observaram uma “Grande Erupção” no sistema. Sabemos agora que esta erupção ocorreu quando a maior das estrelas do sistema binário liberou enormes quantidades de gás e poeira num curto período de tempo, o que levou à formação dos lóbulos distintos, conhecidos por Nebulosa do Homúnculo, que vemos atualmente no sistema. O efeito combinado dos dois ventos estelares se chocando um contra o outro a velocidades extremas faz com que as temperaturas na região aumentem para milhões de graus e ocorram intensos “dilúvios” de raios X.

A área central onde os ventos colidem é relativamente pequena — mil vezes menor que a Nebulosa do Homúnculo — razão pela qual os telescópios colocados tanto no espaço como no solo não tinham ainda conseguido obter uma imagem detalhada da região. A equipe utilizou o poder de resolução do instrumento AMBER do VLTI para observar este reino violento pela primeira vez. Uma combinação inteligente — um interferômetro — de três dos quatro Telescópios Auxiliares do VLT fez aumentar em 10 vezes o poder de resolução que tem um único Telescópio Principal do VLT. Conseguiu-se assim obter a imagem mais nítida até hoje do sistema, o que levou à obtenção de resultados inesperados sobre a sua estrutura interna.

A nova imagem do VLTI mostra claramente a estrutura que existe entre as duas estrelas Eta Carinae. Foi observada uma inesperada forma em ventoinha na região onde o vento da estrela menor e mais quente colide com o vento mais denso da estrela maior.

Os nossos sonhos tornaram-se realidade, porque agora conseguimos obter imagens extremamente nítidas no infravermelho. O VLTI nos dá a oportunidade única de aumentar o nosso conhecimento sobre Eta Carinae e sobre muitos outros objetos chave”, diz Gerd Weigelt.

Além das imagens, observações espectroscópicas da região de colisão permitiram medir as velocidades dos intensos ventos estelares [2]. Com estes valores, foi possível criar modelos de computador mais precisos da estrutura interna deste sistema estelar, o que nos ajudará a compreender como é que estas estrelas de massas extremamente elevadas perdem massa à medida que evoluem.

Um dos membros da equipe, Dieter Schertl (MPIfR), olha para o futuro: ”Os novos instrumentos GRAVITY e MATISSE do VLTI irão obter imagens interferométricas com ainda mais precisão e num intervalo de comprimentos de onda ainda maior. É necessário um vasto intervalo de comprimentos de onda para se poder derivar as propriedades físicas de muitos objetos astronômicos.

[1] As duas estrelas são tão massivas e brilhantes que a radiação que produzem “rasga” as suas superfícies, lançando-as para o espaço. À expulsão deste material estelar chamamos “vento” estelar, vento este que se pode deslocar a milhões de km por hora.

[2] As medições foram feitas utilizando o efeito Doppler. Os astrônomos usam este efeito (ou desvios) para calcular de forma precisa quão depressa as estrelas — e outros objetos astronômicos — se afastam ou aproximam da Terra. O movimento de um objeto na nossa direção ou em sentido contrário provoca um ligeiro desvio das suas linhas espectrais. A velocidade do movimento pode ser calculada a partir deste desvio.

Este trabalho foi descrito num artigo científico que será publicado na revista especializada Astronomy & Astrophysics.

A equipe é composta por G. Weigelt (Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, Alemanha), K.-H. Hofmann (Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, Alemanha), D. Schertl (Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, Alemanha), N. Clementel (South African Astronomical Observatory, África do Sul) , M.F. Corcoran (Goddard Space Flight Center, EUA; Universities Space Research Association, EUA), A. Damineli (Universidade de São Paulo, Brasil ), W.-J. de Wit (Observatório Europeu do Sul, Chile), R. Grellmann (Universität zu Köln, Alemanha), J. Groh (The University of Dublin, Irlanda), S. Guieu (Observatório Europeu do Sul, Chile), T. Gull (Goddard Space Flight Center, EUA), M. Heininger (Instituto Max Planck de Rádio Astronomia, Alemanha) , D.J. Hillier (University of Pittsburgh, EUA), C.A. Hummel (Observatório Europeu do Sul, Alemanha), S. Kraus (University of Exeter, RU), T. Madura (Goddard Space Flight Center, EUA), A. Mehner (Observatório Europeu do Sul, Chile), A. Mérand (Observatório Europeu do Sul, Chile), F. Millour (Université de Nice Sophia Antipolis, França), A.F.J. Moffat (Université de Montréal, Canadá), K. Ohnaka (Universidad Católica del Norte, Chile), F. Patru (Osservatorio Astrofisico di Arcetri, Itália), R.G. Petrov (Université de Nice Sophia Antipolis, França), S. Rengaswamy (Instituto Indiano de Astrofísica, Índia) , N.D. Richardson (The University of Toledo, EUA), T. Rivinius (Observatório Europeu do Sul, Chile), M. Schöller (Observatório Europeu do Sul, Alemanha), M. Teodoro (Goddard Space Flight Center, EUA) e M. Wittkowski (Observatório Europeu do Sul, Alemanha).

Gerd Weigelt
e-mail: weigelt@mpifr-bonn.mpg.de

Dieter Schertl
e-mail: ds@mpifr-bonn.mpg.de

Norbert Junkes
Public Information Officer, Max-Planck-Institut für Radioastronomie
e-mail: njunkes@mpifr-bonn.mpg.de

e-mail: mjaeger@partner.eso.org

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1637, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Eugênio Reis Neto, do Observatório Nacional/MCTIC. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Eugênio Reis Neto.

Nome:Eta Carinae