eso1643pt-br — Nota de imprensa institucional

Xavier Barcons nomeado próximo Diretor Geral do ESO

9 de Dezembro de 2016

O Conselho do ESO nomeou Xavier Barcons, de 57 anos de idade, como novo Diretor Geral do ESO. Barcons assumirá o cargo em 1 de setembro de 2017, quando Tim de Zeeuw, o atual Diretor Geral, terminar o seu mandato.

Em nome do Conselho, é com enorme prazer que nomeio Xavier Barcons como sucessor de Tim de Zeeuw no cargo de Diretor Geral,” disse Patrick Roche, Presidente do Conselho do ESO. "Xavier está idealmente colocado para liderar o desenvolvimento futuro da organização na próxima fase do seu programa, incluindo a construção do European Extremely Large Telescope, o telescópio mais poderoso e ambicioso do seu tipo. Agradecemos a Tim de Zeeuw a sua liderança exemplar do ESO durante uma década notável de sucessos, a qual estabeleceu firmemente o ESO como observatório astronômico líder mundial."

O professor Xavier Barcons é espanhol e tem tido uma carreira notável, tanto no mundo acadêmico como em política científica. É também bem conhecido no ESO devido ao seu mandato de sucesso como Presidente do Conselho, cargo que ocupou de 2012 a 2014, um período que incluiu a aprovação do Programa do E-ELT e o início da Fase 1 da construção deste telescópio. Foi também um membro ativo e presidente de muitos comitês do ESO, mais recentemente tendo ocupado o lugar de Presidente do Comitê de Programas de Observação.

Tim de Zeeuw comenta: “Estou muito contente por entregar o testemunho ao Xavier, com quem tive o grande prazer de trabalhar em estreita colaboração durante muitos anos. O alcance do programa do ESO tem-se expandido imensamente, avizinhando-se o seu futuro promissor — o ALMA continua a produzir ciência fascinante, o E-ELT está sendo construído e novos projetos, assim como novos Estados Membros, perfilam-se no horizonte. Existem sem dúvida muitos desafios futuros e não consigo pensar em pessoa melhor para levar este navio a bom porto do que o Xavier!

Xavier Barcons acrescenta: “Sinto-me muito honrado por ir assumir a liderança do ESO num momento tão excitante. Durante o mandato do Tim, a organização floresceu e cresceu. Aguardo com expectativa ver o  E-ELT tornar-se uma realidade, supervisionar o desenvolvimento continuado do Very Large Telescope, do ALMA e de muitos outros projetos do ESO. Aguardo também com expectativa trabalhar com o pessoal altamente qualificado do ESO.

Xavier Barcons começou a sua carreira como físico e completou o seu doutoramento na Universidade de Cantabria em 1985 sobre o tema de plasmas quentes e meio intergaláctico. Este tema levou-o a interessar-se por astronomia de raios x e pelo estudo de espectros de quasares distantes. Após um período em que trabalhou em Cambridge, no Reino Unido, Barcons regressou a Espanha, tendo desempenhado um papel fundamental na criação do primeiro grupo de astronomia de raios x no seu país. Desde 2002 que é professor investigador no Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) espanhol.

A investigação subsequente de Xavier focou-se na astronomia de raios x, tendo usado dados de muitos observatório espaciais, incluindo Einstein, ROSAT e XMM-Newton, e também organizado muitas campanhas coordenadas de observação no solo, tanto no ESO como noutros observatórios. Durante os últimos 15 anos, Xavier tem promovido a criação de um observatório europeu de raios x de próxima geração, o qual foi agora selecionado pela ESA como a missão Athena. Uma das suas áreas particulares de interesse científico centra-se na natureza de núcleos ativos de galáxias no Universo distante e em como a sua observação, tanto a partir do solo como a partir do espaço, pode levar a uma melhor compreensão das suas propriedades e evolução.

Xavier Barcons é casado e tem dois filhos.

Este texto é a tradução da Nota de Imprensa do ESO eso1643, cortesia do ESON, uma rede de pessoas nos Países Membros do ESO, que servem como pontos de contato local para a imprensa. O representante brasileiro é Eugênio Reis Neto, do Observatório Nacional/MCTIC. A nota de imprensa foi traduzida por Margarida Serote (Portugal) e adaptada para o português brasileiro por Eugênio Reis Neto.

Nome:ESO Director General