Preparando uma Revolução

A astronomia vive atualmente uma época dourada. As últimas décadas trouxeram descobertas fantásticas que impressionaram pessoas de todos os credos, desde os primeiros planetas extrasolares à aceleração do Universo, dominado ele próprio pelas ainda enigmáticas matéria escura e energia escura.

Artist impression of the E-ELTA Europa encontra-se na dianteira em todas as áreas da astronomia contemporânea graças, particularmente, aos observatórios terrestres operados pelo ESO, a organização científica e tecnológica intergovernamental em astronomia. O presente desafio é consolidar e fortalecer esta posição em termos de futuro, o que será conseguido através do novo conceito revolucionário de telescópio terrestre, o European Extremely Large Telescope (E-ELT), que contará com um desempenho muitas ordens de magnitude superior ao existente nos atuais observatórios. Um tal telescópio revolucionará, provavelmente, a nossa perceção do Universo, do mesmo modo que a luneta de Galileu o fez há 400 anos.

O European Extremely Large Telescope, um telescópio da classe dos 40 metros, encontra-se neste momento em fase de análise conceptual detalhada. A decisão final de construção do E-ELT será tomada em 2011, com o começo das operações planeado/planejado para o príncipio da próxima década.

O "olho" do telescópio será quase do tamanho de metade de um campo de futebol em diâmetro e coletará 15 vezes mais radiação do que os maiores telescópios óticos em funcionamente hoje em dia. O telescópio tem um inovador sistema de cinco espelhos, que inclui ótica adaptativa avançada para corrigir os efeitos da atmosfera turbulenta, obtendo imagens 15 vezes mais nítidas do que as obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. O espelho principal será constituido por quase 1000 segmentos hexagonais.

Back            Next