Várias imagens da galáxia NGC 3627 observada com o VLT e o ALMA

Este vídeo mostra imagens de NGC 3627, uma galáxia em espiral situada a aproximadamente 31 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação do Leão. As imagens foram obtidas em diferentes comprimentos de onda da luz e as observações foram feitas com o instrumento MUSE (Multi-Unit Spectroscopic Explorer), montado no Very Large Telescope (VLT) do ESO, e com o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), do qual o ESO é parceiro. 

As duas primeiras imagens são dados do MUSE. A primeira, que revela a distribuição de estrelas jovens, dá lugar a uma imagem combinada que inclui nuvens de hidrogênio, oxigênio e enxofre ionizados, elementos que assinalam a presença de estrelas recém-nascidas.

A imagem seguinte mostra apenas dados do ALMA, o qual foi utilizado para mapear nuvens frias de gás molecular, gás este que serve de matéria prima à formação de estrelas. Podem se formar milhares de estrelas em apenas uma destas nuvens moleculares, no entanto, estes berçários estelares são invisíveis ao olho humano e só podem ser observadas através das ondas rádio emitidas por moléculas de monóxido de carbono (CO).

A imagem que vem a seguir, um colorido fogos de artifício cósmico, é uma combinação de todos os dados MUSE e ALMA, e está ajudando os astrônomos a desvendar os segredos da formação estelar.

Estas imagens foram obtidas pelo projeto PHANGS (Physics at High Angular resolution in Nearby GalaxieS), que faz observações de alta resolução de galáxias próximas, com telescópios que cobrem uma grande parte do espectro electromagnético.

Crédito:

ESO/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/PHANGS

Sobre o Vídeo

Id:eso2110d
Idioma:pt-br
Data de divulgação:16 de Julho de 2021 às 14:00
Notícias relacionadas:eso2110
Duração:17 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:NGC 3627
Tipo:Local Universe : Galaxy : Type : Spiral

Ultra HD (info)


HD


Médio


For Broadcasters