Anúncio

Pierre Cox Nomeado Novo Diretor do ALMA

14 de Novembro de 2012

O Conselho do ALMA anunciou hoje, 14 de Novembro de 2012, que Pierre Cox foi nomeado como próximo diretor do ALMA (sigla do inglês para Atacama Large Millimiter/submillimiter Array). Cox assumirá o cargo a 1 de abril de 2013, por um período de cinco anos, no final do mandato de Thijs de Graauw como diretor do ALMA. Thijs de Graauw, que é diretor do ALMA desde 2009, conduziu o observatório através de diversos marcos durante os seus cinco anos de mandato, incluindo o começo das observações científicas em 2011 (ver eso1137).

Cox é diretor do IRAM (Institut de Radioastronomie Millimétrique) desde 2006. O IRAM opera o Interferómetro do Planalto de Bure (PdBI) próximo de Grenoble, França, e o telescópio de 30 metros em Pico Veleta, Espanha – ambos os telescópios observando em comprimentos de onda milimétricos – em prol dos seus três parceiros: a Sociedade Alemã Max-Planck (Max-Planck-Gesellschaft (MPG)), o Centro Nacional de Investigação Científica francês (Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS)) e o Instituto Geográfico Nacional da Espanha (Instituto Geográfico Nacional (IGN)).

Pierre Cox é conhecido no meio científico na área de observações milimétricas e infravermelhas de regiões de formação estelar, tendo publicado mais de 200 artigos, com mais de 10 000 citações no total. Como diretor do IRAM, Pierre é responsável por um grupo de mais de 120 cientistas, engenheiros, técnicos e pessoal administrativo. Esforçou-se muito por melhorar as relações com as comunidades locais próximas ao PdBI. Como diretor, aumentou igualmente os padrões científicos do IRAM, ao abrir esta infraestrutura a uma comunidade científica maior do que apenas os parceiros do IRAM, incluíndo os Estados Unidos, e promovendo grandes programas com elevado impacto científico. Como resultado, o PdBI e o telescópio de 30 metros do IRAM estão atualmente muito sobrecarregados, demonstrando a forte procura por estas instalações. Ao seu papel como novo diretor do ALMA, Cox traz consigo a sua vasta experiência em lidar com uma organização multinacional complexa, assim como uma comunidade multinacional. Cox fala diversos idiomas, inclusive o espanhol.

Cox está também familiarizado com o ALMA e sua organização, como um dos fundadores do Conselho Consultivo Científico do ALMA e membro do Conselho Consultivo Científico Europeu, que apoiou e promoveu o projeto tanto com cientistas quanto com agências de fomento no final da década de 1990. Desde então, tem estado em contato próximo com o ALMA através de vários comités. Em 2007, presidiu a revisão do Plano de Operações do Comité do ALMA. O IRAM é responsável pela construção dos receptores de Banda 7 do ALMA (entregues dentro do prazo e especificações) e também abriga um dos Centros Regionais Europeus do ALMA. Diversos membros do IRAM desempenharam papéis importantes na gestão e verificação das atividades científicas do ALMA.

O presidente do conselho do ALMA, Professor Laurent Vigroux, expressou a sua satisfação com a escolha, dizendo, “Pierre Cox é uma excelente escolha para Diretor do ALMA, já possui uma vasta experiência, habilidades necessárias e bom conhecimento do observatório para liderar o ALMA na sua próxima fase: aquela cheia de operações. Estamos desejosos de trabalhar com ele numa altura em que o telescópio revolucionário atinge seu potencial máximo”.

O Diretor Geral do ESO, Professor Tim de Zeeuw disse: “Estou extremamente satisfeito com a seleção de Pierre Cox para próximo diretor do ALMA. Ele é a pessoa certa para continuar o excelente trabalho feito por Thijs de Graauw, qu levou a construção e gestão do ALMA até próximo da sua conclusão, e para liderar o observatório à medida que este explora o seu potencial de transformação científica”.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), uma infraestrutura astronómica internacional, é uma parceria entre a Europa, a América do Norte e o Leste Asiático, em cooperação com a República do Chile. O ALMA é financiado na Europa pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), na América do Norte pela Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos (NSF) em cooperação com o Conselho Nacional de Investigação do Canadá (NRC) e no Leste Asiático pelos Institutos Nacionais de Ciências da Natureza (NINS) do Japão em cooperação com a Academia Sínica (AS) da Ilha Formosa. A construção e operação do ALMA é coordenada pelo ESO, em prol da Europa, pelo Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO), que é gerido, pela Associação de Universidades (AUI), em prol da América do Norte e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ), em prol do Leste Asiático. O Observatório ALMA (JAO) fornece uma liderança e direção unificadas na construção, gestão e operação do ALMA.