Anúncio

ESOcast 59: Chile Chill 4

Imagens obtidas com o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros

26 de Julho de 2013

O nosso novo ESOcast - Chile Chill 4 - explora a enorme quantidade de bonitas imagens astronómicas obtidas ao longo de um período de quase 30 anos pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla, no Chile.

Até este ano o telescópio tem estado a ser operado pelo ESO e esteve disponível tanto à comunidade ESO como a utilizadores da Sociedade Max Planck (MPG). No futuro o ESO não manterá este telescópio disponível aos seus utilizadores, embora a Sociedade Max Planck vá continuar a usá-lo.

O telescópio tem uma história passada interessante. Foi construído originalmente pelo Instituto Max Planck de Astronomia (Heidelberg, Alemanha) com o intuito de ser instalado na Namíbia. Acabou por não se instalado neste país e foi mais tarde proposto ao ESO ao abrigo de um acordo, onde o ESO se encarregava da instalação do telescópio no Observatório de La Silla, no Chile e dirigia a suas subsequentes operações. O telescópio ficou operacional em tempo recorde sob a direção de Massimo Tarenghi durante 1983 e tem tido uma prestação exemplar desde essa altura. O MPG reteve 25% do tempo total de observação.

Para além da sua instrumentação actual (a câmara WFI, o espectrógrafo FEROS e o sistema de explosão de raios gama GROND),  o telescópio MPG/ESO de 2,2 metros acolheu também a primeira câmara infravermelha oferecida pelo ESO à sua comunidade de utilizadores, o sistema IRAC, que foi instalado em 1988.

Decidimos prestar o nosso tributo ao legado extraordinário deixado por este telescópio, compilando algumas das melhores imagens por ele obtidas ao longo da sua longa história de observação.

Para ver o Chile Chill 4 - um apanhado das imagens obtidas pelo telescópio MPG/ESO de 2,2 metros - siga esta ligação para o ESOcast 59.

O ESOcast é uma série de vídeocasts dedicados a levar até ao público as últimas novidades e investigação do ESO - o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível no iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTube, Vimeo . O download encontra-se disponível em diversos formatos, incluindo HD.

• Veja e faça o download do ESOcast59