Anúncio

Roberto Tamai nomeado Gestor de Programa do E-ELT

6 de Dezembro de 2013

O Conselho do ESO, na sua reunião desta semana em Garching, aprovou a nomeação de Roberto Tamai como Gestor de Programa para o European Extremely Large Telescope (E-ELT), com efeitos a partir de 1 de fevereiro de 2014.

Roberto substituirá Alistair McPherson, que liderou com sucesso o projeto E-ELT durante a suas fases iniciais. Alistair irá voltar ao Reino Unido como Diretor Geral Adjunto/ Chefe de Projeto do Square Kilometre Array (SKA), sediado em Jodrell Bank, próximo de Manchester.

Roberto é natural de Nápoles, tendo estudado em Itália e em Berkeley, Califórnia. Começou a sua carreira no projeto da ESA Hypersonic Plasma Wind Tunnel e seguidamente tem desenvolvido uma carreira brilhante no ESO, tanto no Chile como em Garching. Em 1999 mudou-se para o Paranal como engenheiro mecânico e tornou-se Chefe de Engenharia do Observatório do Paranal e seguidamente Diretor Adjunto do Observatório La Silla Paranal. Em 2008 voltou a Garching para trabalhar no E-ELT e em 2009 foi nomeado Chefe da Divisão Tecnológica e depois Diretor Adjunto de Engenharia do ESO.

O E-ELT é o projeto mais ambicioso desenvolvido até ao momento pelo ESO. A construção da estrada e da plataforma começará no próximo ano e a restante construção deverá também começar brevemente. Espera-se o início das operações para o princípio da próxima década, altura em que o E-ELT começará as investigar os maiores desafios astronómicos da nossa época. Como o revolucionário telescópio terrestre com um espelho primário de 39 metros que será, o E-ELT será o maior telescópio do mundo a operar no visível/infravermelho próximo: “o maior olho do mundo virado para o céu.”

Links

Contactos

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann13098

Imagens

Roberto Tamai, Gestor de Programa do E-ELT
Roberto Tamai, Gestor de Programa do E-ELT