Anúncio

Novo equipamento ALMA concebido no Chile

25 de Agosto de 2014

Um novo equipamento destinado a transportar um dos componentes mais sensíveis da rede ALMA - os Front Ends (refrigeradores criogénicos) das antenas - foi entregue ao ALMA pelo National Radio Astronomy Observatory (NRAO), o parceiro norte americano do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array. Este novo veículo, que permitirá poupar imenso tempo e irá aumentar a segurança durante as manobras, foi completamente concebido, desenhado e construído no Chile. Trata-se do primeiro de quatro veículos que se encarregarão de transportar os Front Ends - partes que correspondem ao conjunto de detectores existentes no interior das antenas ALMA - e que fazem parte da política de trocas tecnológicas com o país de acolhimento.

O Front End Handling Vehicle (FEHV) - um carro robusto com plataforma e guindaste - é o resultado de três anos de design e construção no âmbito de uma colaboração entre o NRAO e uma equipa de profissionais chilenos das empresas Prolaser e Maestranza Walper, situadas na cidade de Valdivia no sul do Chile. As principais atrações turísticas da região inspiraram os nomes destes quatro veículos, o primeiro os quais tem o nome de um rio: Calle-Calle.

Os FEHV ajudarão a diminuir o tempo necessário para montar e remover os recetores das antenas. “Este trabalho de substituição ocorre a cada cinco dias. Durante o período de 30 anos, correspondente ao tempo de vida projetado para o observatório, a utilização destes veículos fará poupar uma enorme quantidade de recursos, considerando que esta tarefa específica ocupa aproximadamente por ano 2000 pessoas hora”, refere orgulhosamente Rodrigo Brito, líder da equipa que está a supervisar o envio ao local desta contribuição do parceiro norte americano no ALMA.

Cada crióstato, juntamente com os recetores que fazem parte de cada Front End, custa cerca de um milhão de dólares, pesa cerca de 750 quilogramas e deve ser elevado quase dois metros para poder ser colocado de forma precisa no pequeno espaço interior dos cubículos das antenas. O FEHV dispõe de uma plataforma que levanta a sua carga de modo seguro, movimenta-a e roda-a para permitir o alinhamento perfeito durante a montagem. O veículo pesa 709 quilogramas, tem um comprimento de 2,2 metros, uma largura de 1,05 metros e uma altura de 1,50 metros.

Contactos

Richard Hook
ESO, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann14064

Imagens

Novo veículo de transporte dos Front Ends do ALMA
Novo veículo de transporte dos Front Ends do ALMA