Anúncio

Lançado o novo website do Space Scoop

16 de Dezembro de 2015

O Space Scoop, um serviço de notícias de astronomia para crianças a partir dos 8 anos, convida-o a explorar o novo website e a partilhar o seu conteúdo astronómico com as suas crianças durante as férias de Natal.

O Space Scoop é coordenado pelos projetos internacionais Universe Awareness (EU-UNAWE) e Space Awareness (SPACE-AWE) em associação com vários parceiros, incluindo o ESO e a ESA/Hubble. Cada artigo Space Scoop dá informação sobre as últimas descobertas astronómicas em linguagem acessível às crianças, estando acompanhado de uma bela imagem. O objetivo é alimentar a curiosidade das crianças relativamente ao Universo, partilhar a excitação de novas descobertas com elas e inspirar as crianças no sentido de desenvolverem interesse pela ciência e paixão por aprender.

O projeto pretende mudar a percepção muito frequente das crianças que a ciência está fora de moda e é chata. Neste âmbito, o novo website do Space Scoop apresenta um design visualmente apelativo em conjunto com imagens divertidas e icons desenvolvidos especialmente para uma audiência jovem.

Todos os artigos publicados no Space Scoop são revistos internamente em termos educativos de modo a assegurar a mais alta qualidade. Inicialmente o site estará disponível em 22 línguas diferentes, incluindo o português. Para além dos artigos do Space Scoop, o website contém ainda um extenso glossário de palavras espaciais, que explicam a natureza dos objetos astronómicos e o significado de termos científicos de forma acessível.

Pode também aceder-se ao Space Scoop através de uma app para androide, que está disponível para download gratuito na loja do Google Play.

Informação Adicional

O Universe Awareness (UNAWE) utiliza os aspectos excitantes da astronomia para inspirar crianças dos 4 aos 10 anos, em particular aquelas que vêm de meios mais desfavorecidos, aumentando assim o seu interesse pela ciência e tecnologia. O UNAWE usa também a perspectiva e a vastidão do Universo para promover a tolerância entre diferentes culturas e desenvolver um sentimento de cidadania mundial. As componentes do UNAWE são ensino de professores, produção de materiais educativos de qualidade e rede interdisciplinar. O UNAWE é coordenado pela Universidade de Leiden, na Holanda.

O Space Awareness é um projeto internacional que pretende utilizar a excitação da exploração espacial para aumentar o interesse dos alunos em ciência e tecnologia, assim como em carreiras relacionadas com o espaço e estimular um sentimento de cidadania global. Para atingir estes objetivos, o projeto oferece uma vasta gama de ferramentas e atividades que inspiram crianças, adolescentes e professores a envolverem-se em atividades relacionadas com o espaço. Entre outros, o nosso projeto oferece atividades que incluem ferramentas de desenvolvimento profissional, recursos educativos, Space Scoops, ciência de cidadão e jogos, assim como estórias de carreiras ligadas ao espaço. O Space Awareness é coordenado pela Universidade de Leiden, na Holanda.

O Space Scoop é financiado pelo 7º Programa Quadro da Comunidade Europeia, subsídio nº 263325, pelo Programa Horizon 2020, subsídio nº 6386523, pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e pelo Observatório Astronómico Nacional do Japão (NAOJ).

O Observatório Europeu do Sul (ESO) encontra-se entre as 5 primeiras instituições que se juntaram ao Space Scoop e as suas notas de imprensa são traduzidas em “linguagem de miúdos”.

Links

Contactos

Sarah Eve Roberts
Space Scoop Science Writer
Universe Awareness / Cardiff University, Reino Unido
E-mail: RobertsS38@cardiff.ac.uk

Tibisay Sankatsing Nava
Universe Awareness Project Manager
Leiden University, Holanda
E-mail: sankatsing@strw.leidenuniv.nl

Mathias Jäger
ESA/Hubble, Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Telm: +49 176 62397500
Email: mjaeger@partner.eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann15095

Imagens

Poster do novo website do Space Scoop
Poster do novo website do Space Scoop