Anúncio

O calendário do ESO para 2018 já se encontra disponível

1 de Agosto de 2017

Um dos nossos produtos mais populares, o calendário do ESO, já se encontra disponível para o ano de 2018, podendo ser encomendo online na loja do ESO.

A capa do calendário apresenta uma bela imagem de longa exposição do Very Large Telescope (VLT) no Cerro Paranal, situado no deserto chileno do Atacama. O contrastante raio amarelo, que corta centenas de rastros estelares, é produzido pelo raio laser do Telescópio Principal Yepun do VLT. Desde modo, o telescópio consegue compensar os efeitos de distorção da atmosfera, produzindo imagens extremamente nítidas. O interior do calendário encontra-se recheado de imagens do cosmos, assim como de fotografias dos telescópios do ESO instalados nas paisagens inóspitas do norte do Chile.

Para o mês de outubro, por exemplo, temos uma imagem artística do futuro Extremely Large Telescope, que será o maior telescópio óptico/infravermelho do mundo e estará preparado para investigar as maiores questões científicas na área da cosmologia. Outros observatórios — La Silla em abril e ALMA em junho — aparecem também sobre um fundo de um belo pôr do Sol.

O calendário apresenta igualmente duas maternidades estelares: a Nebulosa do Camarão em março e a Nebulosa de Orion em julho. A galáxia distante NGC 1055, que observamos de perfil, aparece em setembro e a nossa vizinha galáctica IC 1613, uma galáxia irregular anã, encontra-se na folha de janeiro. Dezembro, a última página do calendário, mostra com uma bela imagem artística de um buraco negro em rotação.

O calendário tem um novo formato e é composto por 14 páginas, com o fundo em cartão. Custa 9,99 euros na loja do ESO, mas o stock é limitado — por isso encomende rapidamente!

• Veja as páginas individuais do calendário do ESO para 2018 neste link