Anúncio

Já estão abertas as candidaturas para o AstroCamp de inverno 2018

8 de Agosto de 2018

O ESO e a sua rede de divulgação científica — Science Outreach Network — estão a colaborar com o Sterrenlab, organizador de eventos de comunicação científica, e o Observatório Astronómico da Região Autónoma do Vale Aosta (OAVdA) na organização do 6º Campo de Astronomia ESO. O campo decorrerá de 26 de dezembro de 2018 a 1 de janeiro de 2019 no Vale Aosta, Itália.

O campo explorará o tema dos exoplanetas através de várias sessões astronómicas, incluindo palestras, actividades práticas e observações nocturnas com os telescópios e instrumentos do observatório. Actividades sociais, desportos de inverno e excursões contribuirão para tornar o campo uma experiência memorável para os participantes. O ESO e o OAVdA serão responsáveis pelo programa científico do Campo de Astronomia ESO, encarregando-se de arranjar palestrantes e fornecer material didáctico, em conjunto com diversos outros parceiros.

A inscrição é de 550 euros e inclui alojamento em pensão completa no hostal de Saint Barthélemy, supervisão por profissionais, todas as actividades astronómicas e de lazer, materiais, excursões, transportes no local e seguro. Será também facultado o transporte de autocarro entre o observatório e o aeroporto de Milan Malpensa. A inscrição não inclui as despesas de viagem entre o local de partida do estudante e Milan Malpensa, telefonemas que não sejam de emergência ou outras coisas não listadas acima.

O campo receberá um máximo de 56 estudantes de escolas secundárias nascidos nos anos 2000, 2001 e 2002, originários dos Países Membros do ESO e também dos países com representação no ESO Science Outreach Network. Será reservado um número limitado de lugares para estudantes de outros países.

Os estudantes que pretendam candidatar-se devem preencher o formulário disponível na página web do Campo e submeter um vídeo, em inglês e com uma duração máxima de três minutos, sobre o tema “Eu gostaria de descobrir/inventar ...... porque......”, até às 22:00 (hora de Portugal Continental) do dia 1 de Outubro de 2018.

Um júri selecionará a melhor candidatura apresentada por um estudante residente num dos Países Membros do ESO, o qual terá direito a uma bolsa oferecida pelo ESO, que cobrirá o custo total do campo incluindo transporte. Adicionalmente, vários parceiros nacionais atribuirão também bolsas de participação às melhores candidaturas de estudantes residentes no respectivo país. A lista destes parceiros nacionais é:

  • NOVA, the Netherlands Research School for Astronomy: Holanda
  • Sociedade Astronómica Polaca e Fundo de Apoio à Criança: Polónia
  • Sociedade Astronómica Real, Reino Unido
  • Sociedade Astronómica Sueca: Suécia
  • Katholieke Universiteit Leuven: Bélgica
  • Escola Secundária Eyuboglu: Turquia
  • Sociedade Astronómica Alemã: Alemanha

Por favor consulte a página web do Campo, uma vez que a lista de parceiros é atualizada regularmente.

A seleção dos vencedores das bolsas e dos outros participantes será comunicada a 19 de Outubro de 2018 e a confirmação final de participação por parte dos estudantes selecionados deverá ser feita até 26 de Outubro. Os critérios de selecção e outras instruções de participação encontram-se disponíveis para consulta na página web do Campo.

Mais informações

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO

O Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO surge de uma colaboração entre o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Instituto de Estudos Teóricos de Heidelberg (HITS). O edifício foi doado pela Klaus Tschira Stiftung (KTS), uma fundação alemã e o ESO encarrega-se de gerir e operar a infraestrutura.

Links

Contactos

Lara Polo
Sterrenlab
Tel: +39 347 4909437
Email: lara@sterrenlab.com

Tania Johnston
ESO Supernova Coordinator
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 320 061 30
Email: tjohnsto@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18060

Imagens

A ver estrelas nas montanhas
A ver estrelas nas montanhas
Campo de Astronomia ESO 2016
Campo de Astronomia ESO 2016