Anúncio

Lançamento do Portal do Arquivo Científico do ESO

10 de Agosto de 2018

Uma atualização recente ao Arquivo Científico do ESO tornou o acesso à enorme coleção de dados astronómicos do ESO muito mais fácil e intuitivo. O destaque desta atualização é o lançamento do Portal do Arquivo Científico do ESO — uma interface interativa que funciona a partir do browser e que permite a qualquer pessoa procurar e encontrar rapidamente dados astronómicos obtidos com os telescópios do ESO.

O ESO constrói e opera alguns dos telescópios astronómicos terrestres mais avançados do mundo e por isso a concorrência para usar estes instrumentos é feroz, com as propostas bem sucedidas a ganhar acesso a excelentes dados astronómicos. No entanto, estes dados não pertencem para sempre aos investigadores que os obtiveram. Após um período de exclusividade, que dura normalmente um ano, os dados tornam-se públicos através do Arquivo Científico do ESO.

O Arquivo Científico do ESO tem fornecido aos astrónomos do mundo inteiro acesso a dados desde 1988. O objetivo desta mais recente atualização é garantir que este tesouro de dados astronómicos de arquivo do ESO se encontra disponível a toda a gente por meio de interfaces poderosas e fáceis de utilizar.

Pode explorar o novo Portal do Arquivo Científico do ESO através deste link.