Anúncio

Novo calendário base para o Extremely Large Telescope do ESO

20 de Dezembro de 2018

Desde que o Conselho do ESO deu “luz verde” para se iniciar a construção do Extremely Large Telescope (ELT) em 2014, que o programa tem avançado de forma célere. Até à data, quase 90% (em valor) dos contratos externos foram já adjudicados, correspondentes ao design e fabrico do telescópio, óptica, componentes e instrumentos.

O ESO monitoriza constantemente o desempenho dos contratos existentes e o calendário do programa. Com os factos disponíveis hoje, o ESO avaliou a situação atual do trabalho em progresso e o apertado calendário para produtos e atividades que têm ainda  que ser adquiridos. Face à situação encontrada, o ESO decidiu rever o calendário base do ELT, sendo que a Primeira Luz, inicialmente prevista para o final de 2024, está atualmente planeada para o final de 2025.

Apesar do adiamento da Primeira Luz, as datas previstas para todos os atuais contratos e acordos com fornecedores industriais e instituições parceiras do ELT permanecem inalteradas. O ESO continuará a trabalhar em estreita colaboração com os seus fornecedores e parceiros no intuito de garantir que todos as datas dos atuais contratos sejam cumpridas e de que o ELT seja entregue o mais rapidamente possível.

A robustez científica e a originalidade do ELT não serão afectadas por este novo desenvolvimento. Apesar do novo calendário fazer avançar a data da Primeira Luz, as capacidades observacionais do telescópios permanecem sem paralelo. Quando o maior telescópio óptico do mundo iniciar as suas operações, os astrónomos desfrutarão de uma oportunidade única para investigar alguns dos maiores desafios existentes em astrofísica e o nosso conhecimento científico do Universo avançará enormemente.