ann20035-pt — Anúncio

Linda Tacconi eleita próxima Presidente do Conselho do ESO

8 de Dezembro de 2020

Linda Tacconi, astrónoma senior do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre (MPE) em Garching, Alemanha, foi eleita como próxima presidente do principal orgão dirigente do ESO, o Conselho.

Sinto-me muito honrada por ter sido escolhida como Presidente do Conselho do ESO,” diz Tacconi. “Os próximos anos serão um período muito interessante para a organização, já que nos aproximamos da primeira luz do Extremely Large Telescope do ESO e as infraestruturas atuais, tais como o Very Large Telescope do ESO, continuam na vanguarda da investigação astronómica. Os vários observatórios do ESO trabalharão em sinergia, fazendo avançar o nosso conhecimento do Universo e fortalecendo a posição do ESO como líder mundial da astronomia feita a partir do solo. Aguardo com expectativa fazer parte desta experiência e trabalhar no Conselho para ajudar o ESO a manter a sua liderança.

Tacconi obteve o seu doutoramento na Universidade de Massachusetts, nos EUA, em 1988, e mais tarde trabalhou na Fundação Holandesa de Investigação em Astronomia, em Dwingeloo, antes de iniciar a sua carreira no MPE em 1991. Em 2012, Linda Tacconi recebeu o Lancelot M. Berkeley New York Community Trust Prize em reconhecimento das suas contribuições no campo da astronomia, em particular, pelo seu trabalho sobre gás frio em galáxias de formação estelar massiva no Universo primordial.

Tacconi tem estado envolvida no ESO desde há vários anos, incluindo no Conselho onde é a Delegada Científica alemã desde 2016. Para além do papel que desempenha no Conselho, foi presidente do Comité Técnico Científico do ESO entre 2006 e 2008. Tacconi fez também parte de diversos outros comités internacionais, incluindo como Presidente do Comité de Programas e do Comité Científico Consultivo do IRAM, um instituto de investigação internacional de astronomia milimétrica. Atualmente, Linda Tacconi faz parte do Painel do ALMA e preside ao Comité Senior do programa Voyage 2050 da ESA, a Agência Espacial Europeia, que está a trabalhar para definir o programa científico espacial da ESA para o período 2035–2050.

Tacconi substitui Willy Benz da Universidade de Bern, Suíça, na presidência do Conselho do ESO. O Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, agradeceu ao anterior presidente: “Gostaria de agradecer ao Willy em nome de todo o pessoal do ESO pelo seu trabalho incansável como Presidente do Conselho, particularmente durante esta época tão conturbada. Aguardo com expectativa continuar a trabalhar com a Linda, agora no seu papel como Presidente do Conselho.

Links

Linda Tacconi
Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics
Garching bei München, Alemanha
Email: linda@mpe.mpg.de   

Bárbara Ferreira
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Cell: +49 151 241 664 00
Email: pio@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann20035

Imagens

Fotografia de Linda Tacconi (MPE Garching)
Fotografia de Linda Tacconi (MPE Garching)