Anúncio

Novo relatório recomenda rumo a seguir pela astronomia europeia

3 de Maio de 2023

Um novo relatório de um consórcio internacional de astrónomos de renome, incluindo pessoal do ESO, apresenta recomendações para transformar a nossa compreensão do Universo na próxima década.

O Roteiro da Visão Científica e das Infraestruturas da ASTRONET para 2022-2035 é o mais recente plano abrangente produzido pela rede ASTRONET de agências de financiamento, comunidades e organizações de investigação europeias.

O plano estabelece prioridades-chave, tais como compreender a origem do Universo e a evolução dos planetas no nosso Sistema Solar, para além de fazer recomendações sobre as instalações e os recursos necessários para satisfazer essas prioridades. Uma oferta contínua de investigadores altamente formados e motivados será também fundamental para o progresso e o empenhamento da sociedade.

Entre os principais investimentos europeus propostos, que incluem o Telescópio Einstein (um observatório de ondas gravitacionais) e o Telescópio Solar Europeu, o novo relatório refere que "a conclusão da construção e a entrada em funcionamento do Extremely Large Telescope (ELT) do ESO e dos seus instrumentos de primeira geração (...) são de importância estratégica fundamental". Destaca também o Cherenkov Telescope Array (CTA) como uma prioridade estratégica na astronomia terrestre. O ESO faz parte do Observatório CTA, a organização que gere o CTA, e acolherá a sua rede do hemisfério sul no Observatório do Paranal do ESO, no Chile.

Além disso, o relatório salienta a importância do investimento contínuo em atualizações e extensões de múltiplos projetos ligados ao ESO, nomeadamente a atualização do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e o desenvolvimento de novos instrumentos para o Very Large Telescope do ESO e para o Interferómetro do Very Large Telescope.

Finalmente, o relatório destaca a sustentabilidade e a acessibilidade como fortes prioridades para a comunidade astronómica europeia e mostra a importância de promover o impacto positivo da astronomia na sociedade, de acordo com os esforços do ESO nestas áreas.

O objetivo do relatório da ASTRONET é criar um recurso aberto acessível aos decisores políticos e líderes científicos, a fim de apoiar decisões informadas que orientem de forma mais eficaz e eficiente a descoberta científica.

A ASTRONET é um consórcio independente que tem como objectivo criar uma visão científica comum para toda a astronomia europeia, reunindo diversos grupos na descrição e debate dos desafios que se colocam relativos a algumas das maiores questões científicas.

O relatório foi elaborado por painéis que incluiram mais de 100 cientistas de toda a Europa, tendo sido também levada a cabo uma série de consultas públicas para garantir que o documento reflita amplamente todos os pontos de vista relativos à astronomia.

O anterior Roteiro da Visão Científica e das Infraestruturas da ASTRONET (publicado em 2007 e revisto em 2015) incluía recomendações que contribuíram para propostas de infraestruturas científicas de renome mundial, tais como o ELT e o Square Kilometre Array Observatory (SKAO).

O relatório completo pode ser lido no website da Astronet.

Informação adicional

A ASTRONET foi criada em 2005 como um consórcio de agências de financiamento e organizações de investigação europeias (o ESO, a ESA e o SKAO encontram-se envolvidos neste trabalho). Um dos principais objetivos da ASTRONET é apresentar um plano estratégico e um plano de infraestruturas e promover a adopção das recomendações do plano elaborado.

Até 2015, a ASTRONET era uma ERA-NET financiada pela União Europeia, no contexto do programa HORIZON 2020, contando ainda com o apoio da Comissão Europeia. Atualmente, trata-se de um grupo auto-sustentado de agências de financiamento e organismos associados. A ASTRONET procura incluir todo o domínio astronómico: desde o Sol e o nosso Sistema Solar até aos limites do Universo. A investigação avança através de estudos levados a cabo a partir no solo, assim como observações espaciais, e ainda teoria, astrofísica laboratorial e computação.

 

 

Links

Contactos

Bárbara Ferreira
ESO Media Manager
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6670
Email: press@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann23005

Imagens

Progresso do ELT
Progresso do ELT