Moléculas que contêm fósforo descobertas em região de formação estelar e cometa 67P

Este infográfico mostra os resultados principais de um estudo que revelou a linha interestelar do fósforo, um dos blocos constituintes da vida.

Com o auxílio do ALMA, os astrónomos conseguiram localizar onde é que em regiões de formação estelar como AFGL 5142 se formam moléculas com fósforo. No fundo desta imagem vemos o céu noturno na constelação do Cocheiro, onde se situa a região de formação estelar AFGL 5142. A imagem ALMA deste objeto encontra-se em cima à esquerda e assinalado com um círculo está um dos locais onde a equipa encontrou moléculas com fósforo. A molécula mais comum que contém fósforo em AFGL 5142 é monóxido de fósforo, representado a laranja e vermelho no diagrama em baixo à esquerda. Outra molécula encontrada foi nitreto de fósforo, representado a laranja e azul. 

Usando dados do instrumento ROSINA a bordo da sonda Rosetta da ESA, os astrónomos encontraram também monóxido de fósforo no cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, mostrado em baixo à direita. Esta primeira observação de monóxido de fósforo num cometa ajuda os astrónomos a estabelecerem uma ligação entre as regiões de formação estelar, onde a molécula é criada, e a Terra, local onde desempenhou um papel crucial no aparecimento de vida.

Créditos:

ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Rivilla et al.; ESO/L. Calçada; ESA/Rosetta/NAVCAM; Mario Weigand, www.SkyTrip.de

Sobre a imagem

Id:eso2001a
Língua:pt
Tipo:Ilustração
Data de divulgação:15 de Janeiro de 2020 às 12:00
Notícias relacionadas:eso2001
Tamanho:2614 x 2480 px

Sobre o objeto

Nome:67P/Churyumov-Gerasimenko
Tipo:Solar System : Interplanetary Body : Comet

Formatos de imagens

JPEG grande
1,6 MB

Zoom


 

Veja também