Imagem artística do sistema triplo com o buraco negro mais próximo

Esta imagem artística mostra as órbitas dos objetos no sistema estelar triplo HR 6819. Este sistema é composto por um binário interior com uma estrela (órbita a azul) e um buraco negro recentemente descoberto (órbita a vermelho), assim como por um terceiro objeto, outra estrela, numa órbita mais alargada (também a azul).

A equipa pensava originalmente que existiam apenas duas estrelas neste sistema. No entanto, quando analisaram as observações, os cientistas ficaram espantados ao revelar um terceiro objeto anteriormente desconhecido em HR 6819: um buraco negro, o mais próximo da Terra descoberto até à data. O buraco negro é invisível, mas torna a sua presença conhecida através da atração gravitacional que exerce na órbita da estrela luminosa interior. Os objetos deste par interior têm aproximadamente a mesma massa e órbitas circulares.

As observações levadas a cabo com o espectrógrafo FEROS montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros em La Silla mostraram que a estrela visível interior orbita o buraco negro a cada 40 dias, enquanto a segunda estrela se encontra a maior distância do par mais interior.

Créditos:

ESO/L. Calçada

Sobre a imagem

Id:eso2007a
Língua:pt
Tipo:Ilustração
Data de divulgação:6 de Maio de 2020 às 14:00
Notícias relacionadas:eso2007
Tamanho:5000 x 3000 px

Sobre o objeto

Nome:HR 6819
Tipo:Milky Way : Star : Evolutionary Stage : Black Hole

Formatos de imagens

JPEG grande
1,5 MB

Zoom