Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

O Teste do Borrão de Tinta

13 de Fevereiro de 2013

Que bela imagem povoada de estrelas tirada pelo Observatório Europeu do Sul! Mas olhe com mais atenção, não lhe parece que alguém derramou alguma coisa no meio da imagem? O astrónomo que pela primeira vez observou esta mesma zona do céu pensou exatamente o mesmo. Embora as suas palavras tenham sido um pouco mais poéticas: descreveu-a como 'uma gota de tinta sobre o céu luminoso'.

O que na realidade vemos nesta foto são milhões de estrelas cintilantes da parte mais brilhante da nossa galáxia, a Via Láctea. Uma porção de céu tão cheia de estrelas que dificilmente se conseguem ver zonas escuras ao longo de toda a foto. No entanto, ao centro, ao lado de um enxame de estrelas azuis especialmente brilhante, podemos observar uma estranha nuvem escura.

Apesar de transmitir a ideia de um “buraco” numa tela densamente povoada de estrelas, na realidade, trata-se de uma pequena nuvem de poeira, isolada e situada sobre um fundo de estrelas. Chamamos a estas nuvens de 'glóbulos de Bok'. São formados por pequenos grãos de poeira que bloqueiam a luz das estrelas que se encontram por trás fazendo com que a região pareça vazia.

Glóbulos de Bok são os restos de nuvens muito maiores, conhecidas como 'nuvens moleculares' ou pelo nome mais célebre de 'berçários estelares', porque é a partir dessas grandes nuvens que as estrelas nascem! Podem formar-se cerca de 10 milhões de estrelas do tamanho do nosso Sol de uma nuvem molecular! As estrelas, do enxame de estrelas brilhante no centro desta foto formaram-se todas a partir da mesma nuvem molecular e o glóbulo de Bok que lhes está próximo é o pouco material que restou.

Facto Curioso: Alguns psicólogos utilizam o “teste do borrão de tinta”, para verificar a saúde mental dos seus pacientes. Consoante as formas que um paciente vê em cada borrão de tinta, o psicólogo determina as características da sua personalidade. O que vê nesta mancha escura? Nós vemos uma lagartixa. O que será que isto revela sobre nós?

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1307.