Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Resolvido o Mistério do Íman Solitário?

14 de Maio de 2014

Com a morte de cada estrela chega a criação de um novo e exótico objeto. O tipo de objeto depende do tamanho original da estrela. Por exemplo, uma estrela 30 vezes mais massiva que o Sol converte-se no final da sua vida num buraco negro.

O universo é incomensuravelmente grande e repleto de inúmeros maravilhosos e estranhos objetos. Não sendo assim surpreendente que se façam frequentemente novas descobertas, algumas mais surpreendentes do que as outras, como a excitante descoberta desta semana que parece vir solucionar um mistério que dura há mais de 35 anos: O mistério do íman solitário.

Mas há cerca de três anos os astrónomos depararam-se com algo estranho. Os restos de uma estrela 40 vezes mais massiva que o Sol tinha dado origem a um íman e não a um buraco negro!

Os ímanes são estranhos objetos até para os padrões astronómicos, ultrapassando frequentemente recordes em termos de tamanho e densidade. Não são maiores do que uma cidade mas pesam mais do que o Sol. Giram incrivelmente rápido pelo espaço e e são ímanes incrivelmente potentes!

Ainda mais estranho que um íman é um íman solitário. Os ímanes formam-se por interações com outras estrelas, o que significa que necessitam de uma companheira para existir. No entanto, este íman flutua pelo espaço por sua própria conta.

Os astrónomos acreditam que no preciso momento em que algumas estrelas massivas evoluem para se tornarem um buraco negro, a estrela companheira rouba parte do seu material. Essa quantidade torna a estrela menos massiva, não chegando assim ao explodir a formar um buraco negro mas um íman.

Os astrónomos pensavam que uma estrela tinha ajudado a formação deste misterioso íman antes de ser expulsa da área aquando da explosão cósmica. Iniciou-se assim a caça à estrela companheira!

Esta semana após muitos anos de busca os astrónomos anunciaram ter apanhado a culpada a fugir de cena! Ao encontrar esta estrela os astrónomos conseguiram mais provas para apoiar a sua teoria sobre a forma como os imanes se formam.

Facto curioso: As estrelas magnéticas são os imanes mais poderosos do universo. Se existisse um magnetar a cerca de metade da distância Terra-Lua, arrancaria as bandas magnéticas de todos os cartões de crédito do nosso planeta!

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1415.