Noticias do Universo para crianças de todo o mundo

Quem Apagou as Luzes?

7 de Janeiro de 2015

Ao olharmos para esta imagem parece que alguém roubou as luzes das estrelas. Mas não se preocupem não precisamos de Sherlock Holmes para resolver este mistério, este crime cósmico já foi solucionado!

O espaço vazio neste campo cintilante de estrelas não é propriamente um buraco. Trata-se de uma nuvem negra de gás e poeira que bloqueia a luz das estrelas que estão por trás.

Nuvens como esta são designadas por nebulosas escura. Parecem ser zonas do céu desprovidas de estrelas, mas na realidade estas nuvens são algumas das fábricas mais importantes de estrelas de todo o universo!

É a partir do gás e poeira desta nebulosa escura que se formam as estrelas. E muitas destas manchas aparentemente escuras, como a da nossa imagem, escondem no seu interior uma imensidão de estrelas recém-nascidas.

Nesta fase inicial da sua vida a estrela designa-se por “protoestrela”. Nesta altura a estrela é simplesmente uma bola de gás e pó frios que colapsam devido à força da gravidade e ainda não existe o fogo nuclear que alimenta as estrelas mais velhas.

À medida que continua a colapsar a protoestrela contrai-se e aquece. A temperatura das protoestrelas vai desde -250ºC a uns 40 000ºC (à superfície) quando se tornam estrelas por inteiro.

Como a nuvem desta imagem cria cada cada vez mais estrelas acabará por ser eliminada revelando o fundo de estrelas que agora não é visível e as estrelas que acabam de nascer.

Facto curioso

O início da vida das estrelas pode ser despoletado por muitos eventos como a colisão de galáxias ou uma onda de choque de uma supernova próxima.

Esta é a versão para crianças da Nota de Imprensa do ESO eso1501.