Very Large Telescope

O observatório astronómico óptico mais avançado do mundo

Webcam | 09 Mar 2017 19:01 CET
LIVE

Imagem panorâmica em direto do Paranal (20 Nov 2015 01:00 CET)

O conjunto de telescópios (VLT) encontra-se na vanguarda da astronomia europeia terrestre no início do terceiro milénio. É o instrumento óptico mais avançado do mundo, sendo composto por quatro telescópios com espelhos principais de 8,2 metros e quatro telescópios auxiliares móveis, com espelhos de 1,8 metros. Os telescópios podem funcionar em conjunto, formando um gigantesco 'interferómetro', o ESO Very Large Telescope Interferometer (VLTI), o que permite aos astrónomos observar detalhes com precisão superior (até 25 vezes) à dos telescópios individuais. No VLTI, os raios de luz são combinados em túneis subterrâneos, através de um complexo sistema de espelhos. Para isso, a extensão do caminho percorrido pela luz recebida por todos os telescópios terá de ser igual, a menos de 1/1000 mm sobre 100 metros. Com este tipo de precisão o VLTI consegue reconstruir imagens com uma resolução angular do milisegundo de arco, o que significa que seria capaz de distinguir individualmente os dois faróis de um carro na Lua.

Os telescópios de 8,2 metros também podem ser usados individualmente e, com uma exposição de apenas uma hora, podem obter imagens de objetos de magnitude 30. Isto corresponde a ver objetos que são quatro mil milhões de vezes mais ténues do que aqueles que conseguimos ver a olho nu.

Os grandes telescópios chamam-se Antu, Kueyen, Melipal e Yepun.

Paranal map and safety
Mapa do Paranal e segurança. Crédito: ESO

LIVE webcam

Webcam | 20 Nov 2015 01:00 CET
Last image before nightfall

Imagem em direto do MELIPAL, o 3º Telescópio Principal do VLT (20 Nov 2015 01:00 CET)

Webcam | 20 Nov 2015 01:00 CET
Last image before nightfall

Em dias extremamente límpidos podemos ver no fundo desta fotografia o Llullaillaco, o magnífico vulcão de 6739 metros de altitude, que se encontra a uns extraordinários 190 km de distância na fronteira com a Argentina. (20 Nov 2015 01:00 CET)

Uma Visita ao Observatório do Paranal

Virtual Tour at ESO Very Large Telescope

Clique na imagem para uma Visita Virtual ao VLT e seus arredores.

 

Visite o Observatório do Paranal

Telescópios e Instrumentos

O programa de instrumentação do VLT é o mais ambicioso já concebido para um único observatório. Inclui câmaras multicanal de grande campo, câmaras e espectrógrafos corrigidos por óptica adaptativa, assim como espectrógrafos multi-objecto de alta resolução, cobrindo uma extensa região do espectro electromagnético, desde o ultravioleta (300 nm) até ao infravermelho médio (24 µm).

Os Telescópios Principais

Os telescópios de 8,2 metros estão alojados em edifícios compactos e termicamente controlados, que rodam de maneira sincronizada com os telescópios. Esta estrutura minimiza os efeitos adversos às condições de observação, por exemplo, a turbulência do ar no interior do tubo do telescópio que, de outro modo, poderia ocorrer como resultado de variações na temperatura e no vento.

O primeiro Telescópio Principal, Antu, entrou em funcionamento regular a 1 de Abril de 1999. Hoje, já funcionam regularmente os quatro Telescópios Principais e os quatro Telescópios Auxiliares

Cúpulas dos Telescópios Principais do VLT:

  • Altura: 2850 cm
  • Diâmetro: 2900 cm

Os Telescópios Auxiliares

Apesar dos quatro telescópios de 8,2 metros poderem ser combinados num interferómetro, o VLTI, a maior parte das vezes esses telescópios são usados para outros objetivos. Por isso, só estão disponíveis para observações interferométricas num número limitado de noites por ano. Para tirar maior partido do VLTI todas as noites, estão disponíveis quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros de diâmetro cada um (sigla do inglês, AT).

Para mais informações queira por favor consultar este link.

Ciência com o Very Large Telescope

O VLT teve um impacto incontestável na astronomia observacional. É a infraestrutura terrestre mais produtiva e resultados baseados em observações do VLT originam, em média e por dia, mais de um artigo científico publicado em revistas especializadas com arbitragem científica. O VLT contribui grandemente para fazer do ESO o observatório astronómico terrestre mais produtivo do mundo. O VLT proporcionou uma nova era de descobertas, tendo sido pioneiro e responsável por várias descobertas científicas notáveis, incluindo a primeira imagem de um exoplaneta (eso0428), descobrindo estrelas individuais movendo-se em torno do buraco negro de grande massa no centro da Via Láctea (eso0846), e observando o brilho residual da mais distante explosão de Raios Gama conhecida.

Mais sobre ciência com o VLT

Mais sobre o Very Large Telescope

  • Imagens obtidas com o Very Large Telescope
  • Imagens do Very Large Telescope
  • Encontram-se disponíveis mais informações detalhadas e de nível técnico no Livro Branco do VLT (apenas em inglês), desde a altura da primeira luz do telescópio
  • Mais imagens e vídeos encontram-se disponíveis no arquivo multimédia do ESO
  • Para cientistas: para informações mais detalhadas, veja por favor as nossas páginas técnicas.

A Residencia

A Residencia, edifício que ganhou um prémio, alberga tanto o pessoal como os visitantes do Paranal, e serviu de cenário para uma parte do filme de James Bond, Quantum of Solace.

O trailer do VLT

Faça o download do trailer do VLT a partir do arquivo vídeo.

VLT

Nome: Very Large Telescope
Local: Cerro Paranal
Altitude: 2635 m
Cúpula: Estrutura cilíndrica compacta optimizada
Tipo: Óptico/infravermelho, com interferometria
Design óptico: Refletor Ritchey-Chrétien
Diâmetro do Espelho Primário M1: 8,20 m
Material do Espelho Primário M1: ZeroDur
Diâmetro do Espelho Secundário M2: 0,94 m
Material do Espelho Secundário M2: Beríllio
Diâmetro do Espelho Terciário M3: 1,242 x 0,866 m (elíptico plano)
Montagem: Montagem altazimutal
Data da Primeira Luz: UT1, Antu: 25 maio 1998
UT2, Kueyen: 1 março 1999
UT3, Melipal: 26 jan. 2000
UT4, Yepun: 4 set. 2000
Óptica Ativa: Sim
Óptica Adaptiva: UT4: Estrela Guia Laser + NACO
Interferometria: Linha de base máxima dos UTs de 130 m
Imagens obtidas com o VLT: Link
Fotografias do VLT: Link
Notas de Imprensa com o VLT: Link

 

 

O VLT no mapa Google

 

Mapa mais detalhado



Faça o download de modelos a 3D dos telescópios e veja-os no Google Earth. (kmz file, 4.8MB)