30 Doradus: do óptico ao rádio

Este vídeo começa com uma imagem de 30 Doradus, uma região de formação estelar também conhecida por Nebulosa da Tarântula, nos comprimentos de onda do visível, obtida com o telescópio de 2,2 metros do ESO no Observatório de La Silla. Localizada na constelação austral do Espadarte na galáxia vizinha da Grande Nuvem de Magalhães, a Nebulosa da Tarântula é conhecida pelas suas nuvens únicas em forma de teia.

Durante o vídeo, a imagem muda para uma imagem infravermelha da Nebulosa da Tarântula, criada a partir de dados infravermelhos obtidos com o Very Large Telescope (VLT) e com o Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy (VISTA), ambos do ESO, que revela nuvens cor de rosa de gás quente. Dados rádio obtidos pelo Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) são seguidamente sobrepostos, representados pelos traços brilhantes vermelhos/amarelos. Estes traços mostram a localização de nuvens de gás frio denso com o potencial de colapsar e formar novas estrelas. Os dados rádio são finalmente apresentados por si só, mostrando em detalhe algumas das estruturas em teia que deram origem ao nome desta nebulosa.

 

Créditos:

ESO/M. Kornmesser, ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/Wong et al., ESO/M.-R. Cioni/VISTA Magellanic Cloud survey. Acknowledgment: Cambridge Astronomical Survey Unit

Sobre o vídeo

Id:eso2209a
Língua:pt
Data de divulgação:15 de Junho de 2022 às 19:15
Notícias relacionadas:eso2209
Duração:26 s
Frame rate:25 fps

Sobre o objeto

Nome:30 Doradus, Tarantula Nebula
Tipo:Local Universe : Nebula : Type : Star Formation

Ultra HD (info)


HD


Medium


For Broadcasters