A passagem de Mercúrio a 7 Maio de 2003

Informação sobre Mercúrio

O planeta interior

Mariner 10 photo of Mercury

Photo de Mercure, obtenue par la sonde de la NASA, Mariner 10.

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Por ordem desta proximidade, Mercúrio é também mais difícil de se observar porque ele encontra-se muito próximo do Sol no céu e a luminosidade ofuscante deste último ou do céu tem geralmente tendência a esmagar o brilho deste planeta.

A única possibilidade de o observar é enquanto que “estrela” pouco luminosa perto do horizonte, pouco antes do nascer-do-Sol na madrugada ou um pouco ao põr-do-Sol no crepúsculo. É pois quase impossível obter informações no que diz respeito a este planeta a partir de observações realizadas no solo.

As primeira imagens detalhadas foram observadas pela sonda da NASA, Mariner10, que também forneceu o essencial para os nossos conhecimentos actuais no que diz respeito à superfície do planeta.

La surface de Mercure

Mariner 10 photo of Mercury's surface

A superfície de Mercúrio está cobertade crateras como esta da Lua (Nasa Mariner 10).

Como a Lua, Mercúrio é pequeno e a sua superfície está crivada de crateras formadas pelo impacto de rochas e de asteroides, na primeira fase da juventude do sistema solar. Eles despedaçaram-se sobre o planeta e ejectaram o material da superfície.

Mercúrio possui também grandes falésias que se formaram logo que o planeta, arrefecendo, se contraíu cobrindo-se de rugas como uma velha maçã.

De todos os planetas, Mercúrio tem a maior variação de temperatura entre o dia e a noite. Os dias são escaldantes (cerca de 400°C) e as noites são glaciais (cerca de -200°C). A causa está no facto da sua atmosfera ser muito ténue.

Só uma parte da superfície de Mercúrio foi cartografada porque Mariner 10 sobrevoou sempre o mesmo lado do planeta. Há pois ainda muito a explorar sobre Mercúrio. A Agência Espacial Europeia (ESA) pensa enviar uma sonda denominada BepiColombo em redor de Mercúrio em 2011-2012

Dados físicos

O quadro abaixo compara certos dados físicos de Mercúrio, da Terra e da Lua. Como se pode ver, à excepção da densidade, Mercúrio parece-se mais com a Lua do que com a Terra.

Propriedades Mercúrio Terra Lua
Distância ao Sol 58 milhões de Km 150 milhões de Km 150 milhões de Km
Período de rotação 59 dias 24 horas 27 dias e 8 horas
Raio no equador 2240 Km 6378 Km 1738 Km
Massa 3.30 x 10 23 kg 5.97 x 10 24 kg 7.35 x 10 22 kg
Densidade 5430 kg/m 3 5520 kg/m 3 3340 kg/m 3