ann12016-pt — Anúncio

BMW e Paranal

"Algumas paisagens nunca se esquecem"

6 de Março de 2012

A BMW, construtora icónica de carros da Baviera, escolheu o Observatório do Paranal do ESO, lar do VLT, para a sua campanha publicitária mundial do seu novo modelo top de gama, o Série 6 Gran Coupé, que tem estreia marcada para o dia 6 de março de 2012 no Salão Internacional do Automóvel em Genebra.

Podemos ver este modelo exclusivo estacionado em frente a alguns dos Telescópios Principais e Telescópios Auxiliares do VLT. Quem conhece o observatório certamente notará que uma nova construção foi adicionada. O local alterado, com cores predominantemente metálicas e tons de terra, e o novo coupé da BMW parecem saídos diretamente de um filme de James Bond. De facto, a premiada Residência do Observatório do Paranal é exatamente isso.

Outro elemento pouco comum da imagem é a presença de nuvens. Apesar de comuns em vários lugares da Terra, o Paranal possui 330 dias limpos por ano. Por isso, para conseguir uma composição balanceada, as nuvens tiveram de ser "importadas" digitalmente de uma foto tirada em Los Angeles. O deserto do Atacama é um dos lugares mais secos da Terra, e o cume do Monte Paranal, a uma altitude de 2600 metros está bastante afastada de qualquer luz artificial, garantindo aos astrónomos céus limpos e escuros durante todo o ano.

A publicidade a este carro de luxo também inclui um eclipse solar, que revela as linhas elegantes do coupé numa paisagem dramática, com slogans como "Algumas paisagens nunca se esquecem" e "Vale a pena esperar por certas coisas" - duas frases com as quais os astrónomos do Paranal conseguem facilmente identificar-se, já que observam pacientemente o céu noturno rodeados do magnífico deserto chileno do Atacama.

O fotógrafo alemão Georg Fischer, habituado a fotografar em locais extremos de cortar a respiração, tirou fotografias do VLT que serão incluídas no catálogo e materiais impressos do novo modelo do carro. Quando interrogado sobre o facto de ter escolhido o Paranal, George Fischer respondeu que se sentiu atraído pela paisagem visual única e magnífica que oferece o local de acolhimento do VLT.

Links

  • Nota de Imprensa da BMW
  • Georg Fischer
  • Mais imagens do VLT no website do ESO
  • Contactos

    Mathieu Isidro
    ESO, education and Public Outreach Department
    Garching, Germany
    Tel: +49 89 3200 6222
    Email: misidro@eso.org

    Sobre o anúncio

    Id:ann12016

    Imagens

    BMW Série 6 Gran Coupé e o Observatório do Paranal
    BMW Série 6 Gran Coupé e o Observatório do Paranal