ann12029-pt — Anúncio

Universo Deslumbrante – o Cosmos através dos olhos do Observatório Europeu do Sul

Junte-se à campanha de exposições que marca os 50 anos da busca europeia para explorar o céu do Sul

26 de Abril de 2012

O Observatório Europeu do Sul (ESO) convida locais como observatórios públicos, planetários, centros científicos, museus, galerias de arte e outros espaços públicos, assim como organizadores que trabalham com estes locais, a juntarem-se a uma campanha de exposições públicas em 2012-2013 que celebrará a busca europeia para explorar o céu do Sul. "Universo Deslumbrante – o Cosmos através dos olhos do Observatório Europeu do Sul" marca o quinquagésimo aniversário do ESO. Estão disponíveis bolsas de apoio financeiro a este evento.

A campanha de exposições é destinada ao público em geral. Os visitantes irão descobrir 50 imagens extraordinárias, que apresentam objetos celestes tais como galáxias, nebulosas e enxames de estrelas observados nos observatórios do ESO – local dos mais avançados telescópios terrestres do mundo – e também belas imagens dos próprios observatórios, que estão localizados em alguns dos lugares mais invulgares da Terra. Painéis adicionais apresentam o ESO e mostram destaques dos primeiros 50 anos do observatório. O apelo visual das imagens irá atrair não só fãs de astronomia mas também público em geral. Esta exposição pode igualmente ser a peça central de uma exposição maior, com outros conteúdos e atividades locais.

Haverá lembranças disponíveis, que incluem um belíssimo catálogo ilustrado da exposição, "Da Europa para as Estrelas", o livro e documentário (em DVD e Blu-ray) do aniversário do ESO, "A Joia no Topo da Montanha", um livro que detalha a história do ESO, posters e postais do ESO, etc.

As exposições são uma parceria entre o ESO e os locais ou organizadores, não só nos Países Membros do ESO, mas também em todo o mundo. Um número limitado de apoios financeiros para cobrir parte das despesas está disponível, e todos os organizadores estão convidados a juntarem-se a um pedido em grupo de produção de materiais da mais alta qualidade para a exposição a preços privilegiados. As imagens da galeria, assim como as lembranças, serão disponibilizadas aos organizadores a preço de custo de grandes quantidades.

Todo o material de exposição e das galerias está também disponível sob forma eletrónica. Especificações de referência são fornecidas para as imagens da galeria e os painéis de exposição, com os métodos de produção sugeridos, embora os organizadores possam escolher produzir o material como desejarem.

O prazo final para concorrer ao auxílio financeiro, ou para se juntar ao pedido em grupo de produção de materiais é 1 de junho de 2012.

Para mais informações, visite a página para os organizadores do "Universo Deslumbrante" em http://www.eso.org/public/events/special-evt/awesome-universe/organisers.html 

 

Mais Informação

O ano de 2012 marca o quinquagésimo aniversário da fundação do Observatório Europeu do Sul (ESO). O ESO é a mais importante organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia e é o observatório astronómico mais produtivo do mundo. O ESO é  financiado por 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça. O ESO destaca-se por levar a cabo um programa de trabalhos ambicioso, focado na concepção, construção e funcionamento de observatórios astronómicos terrestres de ponta, que possibilitam aos astrónomos importantes descobertas científicas. O ESO também tem um papel importante na promoção e organização de cooperação na investigação astronómica. O ESO mantém em funcionamento três observatórios de ponta, no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor. No Paranal, o ESO opera  o Very Large Telescope, o observatório astronómico óptico mais avançado do mundo e dois telescópios de rastreio. O VISTA, o maior telescópio de rastreio do mundo que trabalha no infravermelho e o VLT Survey Telescope, o maior telescópio concebido exclusivamente para mapear os céus no visível. O ESO é o parceiro europeu do revolucionário telescópio  ALMA, o maior projeto astronómico que existe atualmente. O ESO encontra-se a planear o European Extremely Large Telescope, E-ELT, um telescópio da classe dos 40 metros que observará na banda do visível e próximo infravermelho. O E-ELT será “o maior olho no céu do mundo”.

Links

Contactos

João Fernandes
Departamento de Matemática, Universidade de Coimbra
3001 - 454 Coimbra, Portugal
Tlm.: 914002960
Email: eson-portugal@eso.org

Margarida Serote
ESO Science Outreach Network
Portugal
Tlm.: + 351 964951692
Email: eson-portugal@eso.org

Douglas Pierce-Price
ESO Public Information Officer
Garching, Germany
Tel: +49 89 3200 6759
Email: dpiercep@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann12029

Imagens

Universo Deslumbrante
Universo Deslumbrante