Escolha a sua língua:

ann12085-pt — Anúncio

ESOcast 50: Chile Chill 1

Um dia – ou noite – na vida dos telescópios do ESO

15 de Novembro de 2012

Este episódio do ESOcast introduz um novo tipo de ESOcasts chamados Chile Chill. Estes ESOcasts oferecem uma calma experiência do céu noturno chileno e dos observatórios do ESO, sem a distração de factos ou narração. Neste episódio somos levados a acompanhar uma noite típica de observação nos telescópios do ESO. Com música instrumental composta por John Stanford (johnstanfordmusic.com), este episódio inclui fotografias panorâmicas do céu noturno visto a partir das infraestruturas do ESO no Chile, intercaladas por fotografias da paisagem inóspita que existe em redor das instalações astronómicas que foram aí construídas. O vídeo mostra de forma dramática como o Chile possui um dos mais belos céus do nosso planeta, escuro, límpido e cheio de estrelas, o que é perfeito para a astronomia.

À medida que o Sol se põe e o dia se transforma em noite, a luz das estrelas inunda os telescópios do ESO e as suas cúpulas abrem-se, preparando-se para uma noite de observações. Este ESOcast mostra vistas celestes de cortar a respiração surgindo no horizonte, à medida que a Via Láctea e seu amontoado de estrelas se movem lentamente. Ao mesmo tempo, a incessante atividade dos telescópios é mostrada: estes instrumentos vão mudando de posição, no intuito de procurar e explorar novos alvos.

Este episódio inclui também uma viagem por regiões de céu profundo, de estrelas a galáxias, indicando as imensas escalas e distâncias envolvidas nas observações astronómicas. O filme termina com o Sol a espreitar por cima do horizonte, sinalizando o final de uma longa noite de exploração. 

O vídeo encontra-se disponível aqui.

Mais Informações

O ESOcast é uma série de videocasts dedicada a levar ao público as últimas notícias e investigação do ESO – o Observatório Europeu do Sul.

Inscreva-se no nosso canal para se manter atualizado das últimas notícias do ESO: o ESOcast está disponível via iTunes em HD e SD. Também está disponível no YouTubeVimeo e dotSUB e é oferecido para download em diversos formatos, inclusive HD.

Links

  • Veja e faça o download do ESOcast 50  neste link
  • Todos os nossos videocasts estão disponíveis aqui
  • Inscreva-se na série no iTunes em HD ou SD
  • Veja no YouTubeVimeo ou dotSUB
  • Goste da nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter para mais novidades

Bookmark and Share

Sobre o anúncio

Id:ann12085

Imagens

Cena do ESOcast 50
Cena do ESOcast 50

Vídeos

ESOcast 50: Chile Chill 1
ESOcast 50: Chile Chill 1