ann13003-pt — Anúncio

ESOcast 52: Chovendo Estrelas

Segundo episódio da série Chile Chill

15 de Janeiro de 2013

De 14 a 16 de dezembro de 2012, a chuva de meteoros Geminídeos fez uma aparição espetacular no Observatório do Paranal do ESO, no Chile. Enquanto os meteoros caíam em profusão no local, o embaixador fotográfico do ESO, Gianluca Lombardi, tinha a sua máquina de filmar em punho para registrar o espetáculo, tendo passado mais de 40 horas a gravar o evento.

Os Geminídeos são uma chuva de estrelas cadentes que parecem emanar da constelação dos Gémeos. Esta chuva acontece quando a Terra atravessa a órbita de um asteroide chamado 3200 Phaeton, o que ocorre uma vez por ano, no mês de dezembro. As partículas que se encontram no rasto de poeira ao longo da órbita do asteróide incendeiam-se ao entrar em nossa atmosfera, criando os brilhantes e velozes pontos de luz característicos das chuvas de meteoros.

Este é o segundo episódio do Chile Chill, um tipo de ESOcast pensado para proporcionar uma experiência calma do céu noturno chileno e dos locais de observação do ESO, sem a distração de factos ou narração. O Very Large Telescope (VLT), filmado no Paranal, pode ser visto lançando um raio laser no céu para criar uma estrela artificial, o que ajuda o telescópio a produzir imagens de grande nitidez. Vemos pequenos meteoros a riscar o céu, alguns deixando grandes rastros. É fácil confundi-los com as aeronaves que ocasionalmente passam no campo de visão, e com a Estação Espacial Internacional, que aparece como um ponto brilhante luminoso movendo-se rapidamente.

A musica instrumental adaptada para este vídeo foi composta por Toomas Erm.

Mais informações

O ESOcast é uma série de videocasts dedicada a levar ao público as últimas novidades e investigação do ESO – o Observatório Europeu do Sul. 

Inscreva-se ao nosso videocast para se manter informado das últimas novidades do ESO: o ESOcast encontra-se disponível via iTunes em HD e SD. Está igualmente disponível no YouTube, Vimeo e dotSUB e pode ser feito o seu download em diversos formatos, inclusive HD.

Links

Sobre o anúncio

Id:ann13003

Imagens

Chovendo Estrelas - um videocast que celebra a chuva de meteoros Geminídeos
Chovendo Estrelas - um videocast que celebra a chuva de meteoros Geminídeos

Vídeos

ESOcast 52: Chovendo Estrelas - um videocast que celebra a chuva de meteoros Geminídeos
ESOcast 52: Chovendo Estrelas - um videocast que celebra a chuva de meteoros Geminídeos