ann13088-pt — Anúncio

Astronautas da ESA visitam o Chile por ocasião do 50º aniversário da permanência do ESO no Chile

Paletras públicas proferidas pelos astronautas Claude Nicollier e Pedro Duque entre diversas atividades culturais oferecidas pela Embaixadas dos Estados Membros

24 de Outubro de 2013

Na terça-feira, dia 29 de outubro de 2013, o astronauta espanhol Pedro Duque da Agência Espacial Europeia (ESA) será o convidado de honra durante o encontro Ciência e Arte - 50 anos do ESO no Chile. Este evento marcará a abertura dos vários eventos culturais, com os quais o ESO e as Embaixadas dos Estados Membros do ESO no Chile celebrarão o 50º Aniversário da permanência do ESO no Chile e as suas contribuições chave para a astronomia mundial (ver as 10 Descobertas Astronómicas Principais do ESO).

O evento com Pedro Duque, que já esteve no espaço por duas vezes, terá lugar no Centro Cultural de Espanha, às 19:30 e está a ser organizado pela Embaixada Espanhola. Pedro Duque participará também de um debate público com Enrique Rivera, Presidente da Corporação de Vídeo chilena e Diretor da Bienal de Artes Mediáticas.

“Durante estes 50 anos, o Governo do Chile e o ESO conseguiram construir uma ponte científica e cultural entre o Chile e a Europa. Esta colaboração foi crucial para que tanto a Europa como o Chile alcançassem o lugar que hoje ocupam na astronomia mundial. Desejamos que esta ligação se estreite ainda mais e estamos certos de que com desafios como a construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT), no futuro próximo, o conseguiremos,” disse Fernando Comerón, Representante do ESO no Chile.

Por seu lado, a Embaixada da Suíça no Chile organizou um encontro com Claude Nicollier, astronauta suíço da ESA, que se realizará a 2 de dezembro às 16:00. Neste encontro, o astronauta relatará as suas quatro viagens espaciais e debaterá os benefícios e os desafios do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Este evento terá lugar na Universidade Andrès Bello.

No âmbito destas comemorações, o Embaixador da União Europeia no Chile, Rafael Dochao, afirmou que “o ESO é a organização intergovernamental de maior relevância na astronomia mundial. Para celebrar estes 50 anos tão produtivos no Chile, estamos a festejar a ocasião por meio de diversas atividades. Para além disso, estamos a fomentar um dos grandes projetos do ESO, através da nossa cooperação com o ESO na investigação científica. Esperamos os próximos 50 anos fortaleçam ainda mais esta ponte de ciência e cultura ente o Chile e a Europa.”

Durante a visita ao Chile ambos os astronautas irão visitar o Very Large Telescope do ESO (VLT), o instrumento óptico mais avançado do mundo, instalado no Cerro Paranal, no deserto do Atacama no norte do Chile.

“A relação entre o ESO e o Chile é um exemplo que grandes conquistas podem ser alcançadas graças à colaboração internacional. Através do ESO, temos fortalecido laços nas áreas científica e astro-engenharia, com cada um dos Estados Membros da organização. Juntamo-nos a esta celebração do 50º aniversário, reiterando o nosso compromisso para com a protecção dos céus do Chile para a exploração do cosmos,” disse o Embaixador Gabriel Rodríguez, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Chile, durante a abertura oficial das atividades. 

Mais informações sobre os 50 Anos do ESO no Chile podem ser obtidas neste link.

Links

Contactos

Francisco Rodriguez I.
Observatorio Europeo Austral (ESO)
Santiago, Chile
Tel: +56 2 24633019
Email: frrodrig@eso.org

Monica Benavides
Delegación de la Unión Europea en Chile
Santiago, Chile
Tel: +56 2 23352450
Email: Monica.BENAVIDES@ext.eeas.europa.eu

Sobre o anúncio

Id:ann13088

Imagens

As instalações do ESO no Chile
As instalações do ESO no Chile