ann18011-pt — Anúncio

Starmus V — Estrelas alinhadas para 2019

9 de Fevereiro de 2018

Desde o primeiro momento em que as pessoas olharam para o céu repleto de estrelas, que a vastidão do cosmos nunca deixou de impressionar. Ainda hoje permanecemos humildes perante a imensidão do espaço, à medida que nos vamos apercebendo das enormes distâncias envolvidas — mesmo até às nossas estrelas vizinhas mais próximas.

Criado por Garik Israelian, investigador no Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias (IAC), o Festival  Starmus combina ciência, arte e música, tendo tido já apresentações de astronautas, cosmonautas, vencedores de Prémios Nobel e outras figuras proeminentes da ciência, arte e música. O ESO é um parceiro na organização do Starmus.

O Starmus foi inaugurado por Neil Armstrong em 2011, tendo o festival decorrido nos anos de 2011, 2014, 2016 e 2017. Até agora, o Starmus foi anfitrião de 21 vencedores de Prémios Nobel, muitos astronautas e músicos, incluindo Hans Zimmer, Brian May, Rick Wakeman, Sarah Brightman e Brian Eno.

Agora na sua 5ª edição e pensado para coincidir com o 50º aniversário da chegada à Lua, o Starmus V decorrerá em Berna, na Suíça, de 24 a 29 de junho de 2019. Prepara-se para ser o maior de sempre — contará com a presença de Brian May, Emmanuelle Charpentier, Richard Dawkins, Elizabeth Blackburn, Chris Hadfield, Sir Martin Rees, Jill Tarter e Helen Sharman, assim como pelo menos 7 astronautas da tripulação original da Missão Apollo.

O Diretor Geral do ESO, Xavier Barcons, e o Presidente do Conselho do ESO, Willy Benz, encontram-se também entre os participantes confirmados.

O Starmus V acolherá 11 vencedores de Prémios Nobel, assim como estrelas do mundo da arte e da música, em debates que cobrirão vastas áreas da ciência, da microbiologia e bioquímica à astrofísica e ciência neurológica. O painel do Starmus (constituído por Stephen Hawking, Brian May, Peter Gabriel, Richard Dawkins, Alexei Leonov, Jill Tarter, Robert Williams, David Eicher, Jack Szostak e o fundador Garik Israelian) preparou um programa que junta algumas das pessoas mais influentes, criativas e artísticas do planeta.

O conteúdo musical do Festival também promete ser estelar. O painel do Starmus anunciará a lista completa de palestrantes quando os bilhetes forem postos à venda a 15 de junho de 2018. Para mais informações e compra de bilhetes, queira por favor consultar o link www.starmus.com.

Links

Contactos

Garik Israelian
Starmus Founder
Email: garik.israelian@gmail.com

Richard Hook
ESO Public Information Officer
Garching bei München, Alemanha
Tel: +49 89 3200 6655
Telm: +49 151 1537 3591
Email: rhook@eso.org

Sobre o anúncio

Id:ann18011

Imagens

Anunciado o Festival Starmus V
Anunciado o Festival Starmus V
Anunciado o Festival Starmus V
Anunciado o Festival Starmus V